Cadastro

Exemplo: Cadastro de clorador como elemento genérico do projeto hidráulico

A plataforma AltoQi Builder possibilita o lançamento de um elemento genérico para representar uma conexão que corresponde a um equipamento cuja finalidade é genérica.

Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Tendo em vista a necessidade da informação sobre o cadastro e o lançamento do elemento genérico, criou-se os artigos abaixo:

  1. Exemplo: Cadastro de clorador como elemento genérico no projeto hidráulico
  2. Lançamento de clorador como elemento genérico no projeto hidráulico

Exemplo: Cadastro de clorador como elemento genérico do projeto hidráulico

Cadastro do Item

  • Acesse a guia Arquivo, selecione a opção Cadastro e, na janela Cadastro, a aba Itens;
  • Na janela Cadastro que será apresentada, acesse a aba Itens, procure pela classe de itens "Aparelho" e adicione um novo Grupo de itens, nomeando-o como "Clorador";
Observação: Para mais detalhes sobre o cadastro de itens, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

  • Selecione o novo grupo de itens criado e clique no botão Adicionar () para adicionar um novo Item. Neste exemplo foi criado o item de 1.1/2", referente ao diâmetro da tubulação de conexão do Clorador.


Cadastro da Peça

  • Ainda na janela Cadastro, acesse a aba Peças, e crie uma nova classe de peças. Neste exemplo foi criada a classe de peças Clorador. 
Observação: Para mais detalhes sobre o cadastro de classe e grupo de peças, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

  • Em seguida, crie um novo Grupo de peças para conexão. Neste exemplo, foi criado o grupo 1.1/2", referente ao diâmetro da tubulação de conexão do Clorador;
  • Certifique-se que no grupo de peças criado o Tipo para a Seção esteja como Circular, o Tipo (Fair-Whipple-Hsiao para as Propriedades hidráulicas como Cobre ou plástico e o Projeto de aplicação definido como Sim para Hidráulico, conforme a figura abaixo.

  • Em seguida, ainda com o Grupo de peças selecionado, clique no botão Adicionar () para que seja adicionada uma nova Peça dentro deste Grupo de peças;
  • Preencha os campos de Peça (Nome, Descrição e Descrição simbologia) conforme a necessidade do projeto. Recomendamos a informação do modelo do aparelho e fabricante;
  • No campo Itens associados, conforme artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?, adicione o item cadastrado inicialmente no presente material seguindo os passos indicados na figura abaixo;

  • No campo Aplicação, conforme artigo Como preencher o campo Aplicação no cadastro de peças?, defina Elemento genérico;

  • No campo Entradas, conforme artigo Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?, defina o Diâmetro e o Ângulo para a Ligação de Entrada e de Saída das tubulações que estarão conectadas ao clorador. Neste exemplo, serão utilizados os dados da figura abaixo;

  • Por fim, no campo Geometria, defina o Formato e a Dimensão que serão representadas na Visão 3D. Ressaltamos que as informações de geometria devem ser retiradas do manual técnico da peça.
  • Circular: Determinar Diâmetro (cm) e Comprimento (cm). Para este exemplo, será utilizado o formato Circular pois é a geometria que se aproxima mais da realidade da peça (Clorador em linha).

  •  Retangular: Determinar Largura (cm)Comprimento (cm) e Profundidade (cm)

  • Após preencher as informações de geometria, clique em OK.
Observação: Para realizar o lançamento de um elemento genérico, recomendamos o artigo Lançamento de clorador como elemento genérico no projeto hidráulico.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível cadastrar um elemento genérico no AltoQi Builder.