Lajes

Continuidade entre lajes: resolvendo o dimensionamento com o uso de regiões maciças

Durante o desenvolvimento de projetos estruturais no AltoQi Eberick, o engenheiro pode se deparar com erros de dimensionamento devido a momentos negativos muito altos nos apoios de alguns tipos de lajes ou ainda constatar deformações excessivas (flechas). Em lajes unidirecionais, como as pré-moldadas e treliçadas, também pode encontrar restrições ao engastamento da laje, que não é permitido no sentido paralelo às vigotas. No caso de cargas de parede lançadas sobre as lajes unidirecionais, podem surgir erros de dimensionamento das armaduras positivas devido a esforços elevados sobre as vigotas. Em todas estas situações, o lançamento de uma região maciça se mostra como uma solução inteligente para o dimensionamento das lajes, evitando a necessidade de modificar outros fatores, como o tipo de laje adotada ou mesmo a espessura considerada.

Continuidade entre lajes

Será analisado o lançamento visto abaixo, no qual as lajes nervuradas L1 e L2 estão engastadas entre si:

Figura 1 – Lajes nervuras com continuidade

Pela janela de dimensionamento de lajes desse exemplo vê-se que a continuidade entre as duas lajes apresenta erro de dimensionamento:

Figura 2 – Janela de dimensionamento de lajes – Continuidade

Erro D36 - Erro na armadura negativa (em lajes) ocorre principalmente devido ao fato de o momento negativo solicitante ser absorvido exclusivamente pelo concreto da continuidade entre as lajes. Os enchimentos são considerados como inertes, ou seja, não contribuem na resistência ao momento negativo.

Para melhorar as condições da continuidade pode-se criar uma região maciça entre as lajes, como visto na figura abaixo:

Figura 3 – Laje com continuidade definida por maciço

Após lançar o maciço entre as lajes L1 e L2, a continuidade pode ser dimensionada corretamente:

Figura 4 – Janela de dimensionamento de lajes – Continuidade

Aumentando a espessura da região de concreto ao longo da continuidade entre as lajes foi possível obter um ganho de resistência nessa região, o que possibilitou o seu dimensionamento.