Impressão/Exportação

Configurando a cor de impressão dos elementos de projeto

Após finalizar o lançamento do projeto pode ser necessário enviar os arquivos para o cliente, imprimir o projeto ou enviar para uma empresa de plotagem. Neste momento podemos configurar as cores que serão utilizadas na impressão e a espessura das linhas. 

Este artigo indicará como configurar as cores de impressão dos elementos dos projetos elétricos, hidráulicos, sanitários, SPDA, etc.

Configurando a cor de impressão dos elementos de projeto

Para definir a cor que os elementos serão impressos devemos editar os níveis de desenho:

  • Acesse a guia Desenho, grupo Níveis, comando Níveis;

  • No diálogo Configurações selecione a Cor de impressão e a Cor de impressão do preenchimento desejada para cada um dos níveis existentes;


Observações
  1. A opção Nível deve ser selecionada se você deseja que a impressão seja realizada com a mesma cor definida para o desenho do nível (coluna Cor).

  1. A opção Padrão deve ser selecionada se você deseja que a impressão seja realizada com a cor definida no menu Arquivo - Configurações - Desenho - Padrão de espessuras e cores, tomando como base a cor definida na coluna Cor.


  • Clique em OK
Observação: Para visualizar as cores definidas para impressão no seu projeto acesse a guia Elementos, grupo Perfil de visualização, comando Impressão.

É importante lembrarmos que a  Cor de impressão  define a cor que será usada para imprimir o desenho que está em determinado nível e a  Cor de impressão do preenchimento define a cor que será usada para imprimir o preenchimento do símbolo, por exemplo, quando um símbolo possuir hachuras.








Quando o usuário solicitar a exibição bifilar realista da planta baixa, corte ou detalhe a  Cor de impressão  define o contorno do desenho e a  Cor de impressão do preenchimento  define o interior do elemento.





Observação: Para alterar o cor de pontos elétricos e de cabeamento (lâmpadas, interruptores, tomadas 2P+T, ponto de telecomunicação, etc.) na exibição bifilar realista deve-se editar os níveis EL-Caixa, CE-Caixa, etc.





Observação: Se desejar alterar as características de impressão de apenas alguns elementos recomendamos a leitura do artigo Como alterar as configurações de linha somente na impressão?

Realizando o procedimento descrito neste artigo é possível definir a cor de impressão dos elementos de projeto.