Pontos em geral

Lançando pontos em conduletes

Ao realizarmos um projeto de instalações elétricas e/ou de cabeamento devemos determinar se o lançamento da instalação será embutida ou aparente.

Ao optarmos por realizar uma instalação aparente é comum utilizarmos tomadas, interruptores, RJ45, pontos de telefones, etc. em conduletes.

Como o caminho dos condutos influenciará no condulete que deverá ser utilizado, este lançamento pode ser realizado de duas formas:

  • Primeiro lançar os pontos imaginando o caminho de condutos, depois lançar os condutos e, se existir alguma modificação no caminho de conduto imaginado inicialmente, alterar as peças necessárias;
  • Primeiro lançar os condutos criando o caminho desejado, inserindo conexões vazias, e depois lançar os pontos nas conexões pré determinadas.
Observação: No exemplo exibido neste artigo, primeiro lançaremos os pontos e depois lançaremos os condutos.

Para realizar o lançamento de pontos em conduletes:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;
  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos e selecione o comando desejado (Interruptor paralelo de entrada, Tomada 2P+T, (2x) Interruptor simples, etc.);
  • Na barra de comando, ative a ferramenta de captura Ponto paralelo (botão ) e mantenha a captura personalizada (botão ) habilitada;
  • Neste momento, a barra de comando mostrará a mensagem Caixa – Posição (Distância). Digite 2;



Observação: O valor 2 é definido com base no tamanho do condulete e no posicionamento do ponto de referência da simbologia criada.
  • Pressione a tecla Enter;
  • Neste momento, a barra de comando mostrará a mensagem Caixa – Posição (Linha de referência). Clique na linha que representa a parede onde o ponto será lançado;
  • Agora, a barra de comando mostra a mensagem Caixa – Posição (Direção). Deve-se informar a direção para fora da parede;
  • Na janela Peça, selecione a peça que possui o condulete e a simbologia desejados;


ObservaçãoLembre-se de selecionar uma peça de condulete compatível com a seção de eletroduto que será utilizado (1/2",3/4" ou 1") e compatível com o caminho de conduto que será realizado (Condulete C, E, LL, LR, T ou X).
  • Determine o ponto diretor e finalize o lançamento do ponto.


Após realizar o lançamento dos pontos, do quadro e definir os circuitos, para finalizar deve-se realizar a ligação dos condutos entre os pontos.



Observação: Se após lançar os condutos for verificado que alguma peça não está adequada a situação lançada, por exemplo uma tomada em Condulete C foi selecionada mas o correto seria utilizar uma tomada em Condulete E, será necessário alterar a peça utilizada. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?

Realizando o procedimento indicado neste artigo é possível realizar o lançamento de pontos em condulete.