Área de exposição

Como lançar a área de exposição em edificação com área circular

Antes de iniciarmos o lançamento dos pontos de SPDA necessários ao projeto, é preciso definir a área de exposição em cada um dos pavimentos.

A área de exposição é um elemento importantíssimo que será utilizado como referência para executar o dimensionamento e determinar valores para o detalhamento do projeto. Serve também para delimitar a região a ser protegida pelo projeto de SPDA e o programa calcula a partir dessa área estipulada pelo usuário a área de exposição equivalente, utilizada na Avaliação de risco.

Esse elemento definirá a área que deverá ser protegida em cada pavimento e também definirá as informações de largura, comprimento e altura da edificação, informações que serão utilizadas no memorial de cálculo do nosso projeto.

O lançamento da área de exposição do Builder é realizado através de linhas retas, portanto, quando a edificação possuir um ambiente circular devemos criar a área de exposição informando pequenas linhas de forma a contornar o mais próximo possível a área circular.

Para lançar a área de exposição:

  • Abra o croqui de SPDA do pavimento desejado;
  • Na guia Lançamento, grupo Rede, comando Altura, defina a altura da área de exposição com relação ao nível do pavimento;
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Estrutura e selecione o comando Área de exposição;
  • Determine a área de exposição, clicando nos pontos necessários para realizar o contorno da área considerada. Quanto mais pontos forem utilizados, mais próximo ao círculo sua área de exposição será alocada;
  • Para facilitar a seleção destes pontos, na barra de comando, habilite a captura Ponto Próximo ;

  1. O comando será finalizado quando o 1º ponto lançado for ligado ao último ponto lançado, definindo um contorno fechado.
Observação: Para informações mais detalhadas sobre o lançamento de áreas de exposição (em quais pavimentos lançar ou em qual altura lançar) acesse o artigo Como lançar a área de exposição.

Quanto mais pontos forem utilizados para lançar a área de exposição, mais próximo ao círculo sua área de exposição será alocada e maior será a precisão do dimensionamento. A seguir podemos ver a precisão para diferentes quantidades de pontos informados:




Por meio destes procedimentos, verificamos como lançar áreas de exposição em ambiente circulares.