Unidades de tratamento

Como preencher a taxa de aplicação diária para dimensionamento do Sumidouro

Observação: Os procedimentos apresentados neste artigo são válidos para as versões 2020 ou anteriores. Para acompanhar o preenchimento da taxa de aplicação diária nas versões 2021, 2022, 2023 e Assinatura, consulte o artigo Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?.

Os sumidouros são unidades de disposição final do efluente tratado. Nestas unidades o efluente infiltrará no solo, e por isso torna-se necessário saber a quantidade de líquido que este solo é capaz de receber por dia, também conhecida como taxa de aplicação diária. Neste artigo, será ensinado como informar a taxa de aplicação diária na plataforma AltoQi Builder.

De acordo com a NBR 13969/97, para conhecer a taxa de aplicação diária é necessário obter a taxa de percolação do solo, que depende do teste de percolação, realizado no terreno onde a obra será executada. Em seguida, a conversão da taxa de percolação para a taxa de aplicação é disponibilizada pela própria norma, conforme a tabela abaixo:


No AltoQi Builder, ao lançar um sumidouro, é possível preencher os resultados do teste de percolação, no qual irá ser calculado a taxa de percolação e aplicação diária; ou é possível preencher  diretamente a taxa de aplicação diária, caso você tenha recebido somente esta informação dos resultados do teste.


Preenchimento da taxa de aplicação diária 

Para informar o valor da taxa de aplicação diária, serão utilizados valores fictícios para os ensaios do teste de percolação, conforme os passos a seguir:

  • Selecione o sumidouro já lançado no projeto;
Observação: Caso ainda não tenha lançado o sumidouro, recomendamos a leitura do artigo  Como lançar o sumidouro para disposição final dos efluentes no projeto sanitário?.
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;

  • Encontre o campo "Taxa de percolação (min/m)";
  • Clique sobre o valor, e em seguida no botão  que será mostrado à direita;

  • Na janela que será aberta, preencha a coluna "Rebaixamento do nível d'água (m)" com o valor "1.00" para todos os 3 testes, como mostra a imagem abaixo:

  • Na coluna "Tempo de ensaio (min)", deverá ser preenchido com o valor da "Taxa de percolação (min/m)" informado na tabela apresentada no início deste artigo, de acordo com a "Taxa de aplicação (m³/m².dia)" desejada. Por exemplo, para obter uma taxa de aplicação de 0,20 m³/m².dia, a coluna "Tempo de ensaio (min)" deve ser preenchida com o valor 40 para os 3 testes, conforme imagem abaixo:

  • A coluna "Espessura da camada (m)" deve ser mantida igual a "1.00";
  • Aperte no botão "OK" para fechar a janela do teste de percolação;

Ao retornar para as propriedades do sumidouro, observe que o valor do campo "Taxa de aplicação diária (m³/m².dia)" foi alterado:

Para obter valores de "Taxa de aplicação diária (m³/m².dia)" que não estejam na tabela da norma, deve-se preencher a coluna "Tempo de ensaio (min)" com valores intermediários até chegar na taxa de aplicação desejada.

Neste artigo, foi mostrado como informar a taxa de aplicação diária sem precisar dos resultados dos testes de percolação.