Exportação/Importação Q3D

Exportar estrutura no formato .Q3D - Compatível com as plataformas AltoQi Builder e Eberick

A exportação do modelo Q3D (formato .Q3D) possibilita a exportação do modelo estrutural lançado no Eberick para o formato de representação interno do programa, compatível com o AltoQi Builder.

Para exportar o modelo Q3D no Eberick, acesse o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Exportar modelo 3D:


Será aberto um diálogo solicitando informar os seguintes dados da exportação:


  • Formato: escolher o formato de arquivo .Q3D;
  • Exportar: definir os pavimentos que serão considerados no modelo 3D;
  • Perfil de exportação: escolher o perfil de acordo com o nível de informações que deseja para o modelo 3D. Por default, o perfil LOD200 não irá com a representação das nervuras das lajes, enquanto que o perfil LOD350 vem habilitado com esta representação. Isto pode ser configurado para cada perfil no Eberick acessando o menu Arquivo - Interoperabilidade BIM - Opções modelos 3D, aba Modelo 3D.

Após selecionar as opções desejadas no diálogo de exportação, clique em Ok, escolha uma pasta para salvar o arquivo no computador e informe um nome para o arquivo.


Na pasta escolhida ficará salvo o arquivo com o nome informado, no formato .Q3D.


Eberick e Builder - Versões anteriores

Para versões anteriores do Eberick e do Builder, como a 2019, será criado junto ao arquivo com formato ".Q3D", um segundo arquivo com o mesmo nome e a extensão ".Q3D-DAT".


Caso queira posteriormente mover o modelo 3D exportado para uma outra pasta do computador, ou mesmo enviar para outra máquina, é importante sempre mover os dois arquivos juntamente, na extensão  .Q3D.Q3D-DAT. Ao selecionar o arquivo .Q3D para importação no Builder, ele só poderá ser lido se contiver o arquivo .Q3D-DAT na mesma pasta.

Observação: Para mais informações a respeito da integração entre o Eberick e o Builder através do modelo Qi3D, sugerimos a leitura do artigo Como importar meu projeto estrutural para o AltoQi Builder?