Tubos

Exemplo: Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação)

Atualmente, grande parte dos lançamentos do projeto Sanitário é realizado em planta baixa, porém existem situações em que é necessário ter a possibilidade de olhar sobre outras perspectivas para lançar certos trechos de uma tubulação de esgoto, principalmente no que diz respeito a tubos verticais na rede sanitária.
Com o objetivo de apresentar como realizar estes lançamentos, foi criada esta série de artigos composta por exemplos de lançamento de tubos verticais no projeto Sanitário, compreendendo também a definição das peças necessárias.
ObservaçãoEstes artigos se aplicam ao lançamento de condutos verticais do projeto Sanitário, porém, não são aplicáveis quando se deseja conectar mais de um conduto em uma mesma coluna, em alturas diferentes.
  • Exemplo: Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação) (presente artigo)
  • Exemplo: Lançamento do desvio entre a calha e a coluna pluvial;
  • Exemplo: Lançamento de trecho vertical no croqui sanitário (em planta).

Lançamento do ramal vertical ligado na coluna de ventilação (alça de ventilação)

Com o lançamento do tubo vertical na rede ventilação, é possível conectar o ramal de ventilação à sua respectiva coluna a uma altura de 15 cm acima do nível de transbordamento do aparelho sanitário mais elevado que está sendo ventilado, como informado na NBR 8160/1999.
Este lançamento também é conhecido como alça de ventilação. A imagem abaixo ilustra esta alça na visão tridimensional (3D) da plataforma AltoQi Builder.


Para obter o resultando semelhante à imagem acima, siga as próximas orientações.

Preparação do lançamento

Antes do lançamento do tubo vertical, finalize o lançamento da rede de Esgoto no ambiente. Isto pode ser realizado de modo automático, como ensina o artigo Como efetuar o lançamento sanitário automático?, ou ainda, de modo manual, conforme o artigo Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário. É recomendável que a inclinação da rede de Esgoto seja aplicada apenas depois de finalizar os lançamentos do tubo vertical, porém caso já tenha sido aplicada a inclinação, é possível restaurar as alturas das conexões e colunas seguindo os passos do artigo  Exemplo: Retornando a situação inicial após o uso do comando Aplicar Inclinação.
Para a rede de Ventilação, mantenha lançado no ambiente apenas a coluna e faça a ligação com os pavimentos acima e abaixo, com o comando Copiar colunas  ( Como copiar colunas para outros pavimentos) ou com o comando  Ligar pavimentos  ( Ligando as colunas entre os pavimentos). 

Com estes lançamentos finalizados, tem-se o resultado conforme o exemplo da imagem abaixo, que será utilizado ao longo deste artigo.

Lançamento da peça Junção invertida + Joelho 45º

Para facilitar a visualização dos lançamentos, recomenda-se criar um detalhe isométrico no ambiente. Para criar um detalhe isométrico, acompanhe os passos do artigo  Criando um detalhe isométrico.
  1. Abra o detalhe isométrico e selecione a coluna de ventilação do ambiente;
  2. Acessar a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades ;
  3. Na janela Propriedades, selecione o grupo Colunas (1);
  4. Busque pelo campo Posição e altere a elevação em Z da coluna para a altura da alça de ventilação. Lembre-se de que a altura do ramal vertical deve ficar a pelo menos 15 cm acima do nível de transbordamento dos aparelhos sanitário mais elevado. Neste exemplo, será adotada a altura de 75 cm (acima do nível do piso);
  5. Acesse a guia Operações, grupo Peças, comando Definir Peça ;
  6. Ainda com coluna selecionada, na janela Peça, desabilite todos os filtros de peças e selecione a peça Junção invertida c/ J45 - Coluna com as dimensões da sua coluna e ramal de ventilação;

Observação Note que a junção é uma peça especial, com os pontos de ligação volumétrica definidos para facilitar o lançamento do ramal de ventilação. Caso ela não fique na posição desejada, neste momento é possível rotaciona-la com o comando Rotacionar (guia Desenhos, grupo Manipular). 

Lançamento do ramal vertical

Agora que o arranjo de peças já foi lançado na coluna, resta fazer o lançamento das tubulações de ventilação, desde o ramal de esgoto. 
  1. Acesse a guia Lançamento, grupo Rede, altere a rede para Ventilação e se a Altura estiver habilitada para edição, mantenha em 0;
  2. Ainda na guia Lançamento, grupo Conduto, escolha a dimensão do tubo para o ramal de ventilação que fará ligação na alça. Lembre-se de que deve ser uma dimensão compatível com a peça da Junção invertida e o Joelho de 45º;
  3. Clique no ponto volumétrico do joelho de 45º, na peça;
  4. Será exibida a mensagem "O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para XX?". Clique em Sim, para capturar o ponto;
  5. Habilite a ferramenta Ponto deslocado , na barra de comando;
  6. Clique novamente no mesmo ponto volumétrico do joelho de 45º;
  7. A linha de comando solicitará a ordenada para lançar o próximo ponto do conduto. Digite 0 e tecle Enter;
  8. Desabilite a ferramenta Ponto deslocado ;
  9. Siga com o lançamento da tubulação de ventilação até o ramal de esgoto do ambiente;
  10. Ao conectar o tubo na rede de esgoto será apresentada a mensagem "O elemento na rede <Ventilação> será ligado à rede <Esgoto>:". Mantenha a opção "Continuar como <Ventilação>" selecionada e clique em OK;
  11. Tecle Enter para finalizar o lançamento;
  12. Realize o ajuste de sentido de fluxo das tubulações lançadas, com o comando Inverter sentido  (Como inverter o sentido de fluxo dos tubos do projeto hidrossanitário, de gás e incêndio?).

Definindo as peças

Finalizado o lançamento da tubulação de ventilação no ambiente, é necessário definir as peças remanescentes;
  1. Na guia Lançamento, grupo Pontos, selecione o comando Ramal de ventilação;
  2. Insira-o no ponto de conexão da rede de ventilação com o ramal de esgoto;
  3. Finalize o lançamento, definindo as peças nas conexões criadas na rede de ventilação, com o comando Definir peças ;
  4. Após finalizar a definição de peças, aplique a inclinação na rede para ajustar as alturas das conexões, conforme procedimentos do artigo Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?;
  5. Abra a Visão 3D  para conferir o resultado.



Com os procedimentos deste artigo, foi possível efetuar o lançamento das alças de ventilação no projeto  Sanitário  dentro de um detalhe isométrico,  permitindo a visualização e definição das peças das suas extremidades.