Colunas

Configurações para o dimensionamento dos tubos de queda de esgoto

O dimensionamento dos tubos de queda da rede de esgoto é feito seguindo os valores recomendados na Tabela 6 da NBR 8160/1999, em que são considerados o número de pavimentos da edificação e a contribuição de efluentes suportada pela tubulação, medida em Unidades de Hunter de Contribuição (UHC).

Observação: Mais detalhes sobre o dimensionamento dos tubos de queda e de outros condutos da rede esgoto são abordados no artigo Dimensionamento dos tubos de esgoto no projeto sanitário.

A quantidade de efluente medida em UHC é contabilizada automaticamente pelo programa caso o lançamento tenha sido feito corretamente, isto é, sem a presentar triângulos vermelhos indicando problemas de fluxo no desenho. Nestes casos, é recomendada a leitura do artigo Indicação - Problemas de fluxo para solucioná-los.

Para configurar no programa AltoQi Builder a informação sobre a quantidade de pavimentos da edificação que será utilizada de referência ao dimensionamento dos tubos de queda, prossiga com os passos a seguir.

  • Acesse o menu "Arquivo", e selecione a opção "Configurações...";

  • Na janela Configurações, selecione a aba "Sanitário" - "Dimensionamento" - "Esgoto";
  • Dentro do grupo Edificação, defina o campo "Supor até 3 pavimentos" como "Sim" ou "Não";
Observação: Para edificação com mais de 3 pavimentos, defina como " Não". Caso a edificação disponha de 3 pavimentos ou menos, defina como " Sim".
 

  • Clique em "OK" para concluir o procedimento e atualizar as alterações.

Após realizar os passos supracitados, para que as alterações de dimensionamento sejam aplicadas, execute o comando Processar, conforme ensina o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

A partir das configurações aplicadas neste artigo será possível obter o dimensionamento do tubos de quedas de esgoto de acordo com a NBR 8160/1999.