Dimensionamento

Dimensionamento dos tubos de esgoto no projeto sanitário

O dimensionamento dos tubos de esgoto é realizado de acordo com as tabelas da NBR 8160/99 . O principal parâmetro de dimensionamento é o número de Unidades de Hunter de Contribuição (UHC ) referente aos efluentes recebidos pelos aparelhos sanitários.
A plataforma AltoQi Builder toma como referência o método das Unidades de Hunter de Contribuição para o dimensionamento dos tubos de esgoto, e os classifica, de acordo com os lançamentos realizados, em ramais de descarga, ramais de esgoto, tubos de queda e coletores prediais , exemplificados na figura abaixo:

Ramais de descarga

A NBR 8160/99 define os ramais de descarga como tubos que recebem diretamente o efluente de aparelhos sanitários. O dimensionamento destas tubulações é realizado de acordo com a Tabela 3 da norma em questão, apresentada abaixo.
Para os aparelhos sanitários que não são informados na Tabela 3, deve-se seguir os diâmetros mínimos dos ramais de descarga conforme a Tabela 4 abaixo.
Observação: o valor do número de Unidades de Hunter de Contribuição de cada aparelho sanitário pode ser encontrado no cadastro de peças, conforme ensina o artigo Como encontrar e modificar os dados de cálculo no cadastro de peças? .

Ramais de esgoto

A NBR 8160/99 define o ramal de esgoto como a tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector. O dimensionamento destas tubulações é realizado de acordo com a Tabela 5 da norma em questão, como mostra a tabela abaixo.

Dimensionamento dos tubos de queda

O dimensionamento dos tubos de queda é realizado de acordo com a Tabela 6 da NBR 8160/99 , em que são considerados o número de UHC e o número de pavimentos da edificação, como ilustrado na tabela abaixo.
Observação: Para que o número máximo de UHC adequado seja empregado no dimensionamento dos tubos de queda, deve-se configurar a quantidade de pavimentos da edificação, como mostra o artigo Configurações para o dimensionamento dos tubos de queda de esgoto.

Dimensionamento dos coletores prediais

As tubulações lançadas em um mesmo pavimento são dimensionadas como ramais de esgoto, enquanto as tubulações que recebem descargas de outros pavimentos são consideradas coletores prediais.
Considerando uma situação hipotética em um pavimento "Térreo", ainda que o tubo coletor esteja vinculado a um tubo de queda com contribuição de 6 UHC, o coletor predial ainda assim será dimensionado com 100 mm, tido como o diâmetro mínimo segundo a Tabela 7 da NBR 8160/99 .
No dimensionamento dos coletores, quando o tipo de edificação for Residencial , deve ser considerado apenas o aparelho de maior descarga de cada banheiro . Atualmente o programa não identifica o que é um banheiro e, por isso, deve-se configurar a informação sobre esta maior contribuição (UHC) de cada banheiro, como mostra o artigo Configurações para o dimensionamento dos coletores prediais de esgoto. Em contrapartida, quando o tipo de edificação for Demais casos , o programa considera todos os aparelhos contribuintes para o cálculo de UHC, conforme recomendações do item 5.1.4.2 da NBR 8160/99 .
Por fim, após definir os diâmetros dos tubos, deve-se fazer uso do comando " Processar " para que o dimensionamento seja recalculado.