Colaboração BIM

Como editar e excluir notas em formato de colaboração BIM (BCF) nos programas da AltoQi?

Ao longo da elaboração do projeto, é constante a necessidade em acrescentar comentários e outras informações com o intuito de manter e melhorar a comunicação e atualização do projeto com versatilidade. O formato de colaboração BIM (BCF) é suporte para a comunicação de problemas BIM e, de modo geral, compreende uma listagem de problemas observados nos modelos, enriquecidos com comentários, imagens, status, e outras informações, que podem ser vinculados a elementos de construção.

As plataformas AltoQi Builder e Eberick dispõem de recurso específico para o trabalho com notas no padrão BCF. Os artigos abaixo apresentam os principais procedimentos para aplicação dessa funcionalidade.

  1. Como adicionar notas em formato de colaboração BIM (BCF) nos programas da AltoQi?
  2. Como editar e excluir notas no padrão BCF?
  3. Como exportar e importar notas em formato de colaboração BIM (BCF) nos programas da AltoQi?


Observação: O grupo de recursos BCF, que contempla a janela de Notas nesse padrão, ficará disponível quando aberto o modelo 3D do AltoQi Builder (procedimento detalhado no artigo Visualização 3D) ou do Eberick (acesse a guia Estrutura - grupo 3D - comando Pórtico 3D).

Como acessar e editar uma nota BCF já criada?

Quando já criadas ou importadas as notas relacionadas ao modelo, o próximo encaminhamento é, por exemplo, a consulta dessa base de comentários para atualização do projeto com os ajustes necessários. Para acessar a nota e adicionar novas informações, proceda com os passos abaixo.

  •  Com o ambiente 3D aberto, na guia 3D - grupo Colaboração, acesse o comando Notas. A figura abaixo ilustra a localização do comando no programa AltoQi Builder, mas é aplicável ao Eberick também;

  • A janela Notas será apresentada à direita da tela;
  • Com a janela Notas aberta, dê um duplo clique sobre o Título da nota. A caixa de diálogo Editar nota será apresentada na sequência para preenchimento;
  • Verifique o histórico de informações da nota. A cada nova informação são gravados a data e o horário correspondente.

A figura abaixo ilustra o acesso a uma nota criada anteriormente.


  1. Se desejado, edite seu Status, Prioridade e Título;
Observação: Por padrão, os campos Status, Prioridade e Título apresentam automaticamente as informações do modo atual da nota. Contudo, é possível alterá-los para uma das opções listadas em cada campo ou ainda, preencher com um texto personalizado.
  • Para que o ambiente 3D fique enquadrado na posição do problema relatado, clique no comando Mostrar posição (botão ) apresentado à direita da imagem;
  • Informe o nome do Autor do novo comentário;
  • Se desejar, adicione o novo Comentário à nota;
  • Se desejar, adicione uma nova imagem clicando no comando Adicionar imagem (botão );
Observação: Se modificados apenas os campos Status, Prioridade ou Título, estes serão atualizados à nota original. As novas informações (comentário ou imagem) apenas serão atribuídas à nota quando inserido o texto no novo comentário ou inserida a imagem.
  • Clique em OK para finalizar a edição da nota.

A figura abaixo ilustra a edição de uma nota após ajuste no projeto.



Observação: Caso o Status da nota seja definido como " Concluído", por padrão, a nota será ocultada pelo programa. Para que as notas concluídas sejam exibidas, na janela Notas acesse o comando Opções (botão  mceclip1.png ) e desabilite a opção "Ocultar notas concluídas" .

Como excluir uma nota BCF já criada?

Quando desejada a exclusão de qualquer nota, proceda com os passos abaixo.

  • Com a janela Notas aberta, clique sobre a nota que deseja remover;
  • Em seguida, selecione o comando Excluir (botão );

  1. O programa emitirá a mensagem "Deseja excluir esta nota? Esta operação não poderá ser desfeita.". Clique em Sim se deseja removê-la;

  • A nota selecionada foi removida.

A partir dos procedimentos acima, compreende-se como acessar, editar e excluir as notas já criadas em formato de colaboração BIM (BCF) na plataforma AltoQi Builder.