Processamento

Erro L76 - Processo de análise inválido para modelo com ações de temperatura e retração

No Eberick, é possível realizar o cálculo das tensões produzidas pela variação de temperatura nos elementos de concreto armado. O artigo Como considerar efeitos da variação de temperatura no Eberick explica como deve ser informada a variação de temperatura à qual os elementos estão sujeitos e qual o coeficiente de dilatação considerado do concreto. 

Para que o programa calcule as tensões e deformações produzidas devido ao efeito de dilatação e retração térmica é necessário que a análise da estrutura seja feita através do processo de Modelo Integrado.

Caso o processo de análise configurado seja de Grelhas + pórtico espacial e o projeto possua algum elemento com cargas de temperatura ou retração, ao processar a estrutura, será exibido o Erro L76 - Processo de análise inválido para modelo com ações de temperatura e retração. 

A fim de evitar o erro descrito e garantir que o processamento da estrutura seja realizado corretamente, é necessário que o projeto seja processado com o Modelo integrado, procedimento explicado em detalhe no artigo Como optar entre o modelo de análise integrado ou de grelha com pórtico espacial. Alternativamente, você também pode remover esses carregamentos, de modo que a estrutura possa ser processada no modelo Grelha + pórtico.

Para remover as cargas devido a temperatura e retração do projeto, siga os seguintes passos: 

  • Acesse o croqui de algum pavimento em que haja pilares lançados. 
  • Dê um duplo clique em um pilar qualquer do pavimento, para que a janela de lançamento do pilar seja aberta.
  • Com a janela de lançamento de pilar aberta, clique em Cargas e atribua o valor zero para a variação de temperatura e retração, assim como indica a imagem abaixo: 

  • Clique em Ok na janela de lançamento de pilar para confirmar. 
  • Execute o comando Copiar Dados para copiar as informações de temperatura e retração para os demais pilares do projeto, o artigo Como copiar os dados de um elemento para outros no croqui? explica como utilizar esse comando. Ao executar o comando, copie dos dados do pilar com cargas de temperatura zeradas, selecionando as opções Variação de temperatura Retração, assim como indica a imagem abaixo: 

Esse procedimento deve ser realizado também para as vigas e lajes do projeto, garantindo que todas as cargas de retração e temperatura do projeto sejam removidas. Vale lembrar que será necessário utilizar o comando Copiar dados novamente para que o comando seja aplicado aos elementos dos demais pavimentos do projeto.