Pranchas

Como ocultar uma das redes do projeto nas pranchas de impressão?

No momento da criação de uma nova edificação na plataforma AltoQi Builder, as disciplinas contemplam as redes unificadas em um mesmo croqui de lançamento. No final do projeto, ao gerar as pranchas de impressão estas redes também serão apresentadas no mesmo desenho.
Neste artigo será abordado como separar as diferentes redes de uma mesma disciplina apenas na prancha de impressão. Para isso, será preciso ocultar as redes indesejadas.

Observação: Se desejar isolar uma das redes, ou seja, mostrar apenas uma rede na prancha, recomendamos a leitura do artigo: Como apresentar apenas uma das redes do projeto através das plantas adicionais?.

Como ocultar uma rede na prancha de impressão

Inicialmente, as folhas de impressão já devem ter sido geradas. Para isso, recomendamos a leitura do artigo Como gerar pranchas no AltoQi Builder. Em seguida, proceda com os passos a seguir:
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Gerenciador de Pranchas;
  1. Abra a prancha na qual se deseja editar. Para critério de exemplo usaremos a prancha mostrada na imagem a seguir:
 
  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o desenho, e selecione a opção "Desagrupar";
  1. Acesse o comando Níveis, localizado na guia Desenhos, grupo Níveis;
  1. Na janela Configurações, desmarque as colunas Exibir dos níveis com prefixo da rede que se deseja ocultar. Neste exemplo foram desmarcados os níveis referentes à rede de água pluvial (AP) para que ficassem apenas a rede de esgoto e ventilação na prancha.
  1. Clique em "OK" para fechar a janela Configurações;
  2. Selecione todo o desenho novamente, clique com o botão direito do mouse sobre ele, e selecione a opção "Agrupar";
  1. Para salvar as alterações realizadas, use o comando "Salvar desenho" localizado na barra de acesso-rápido, situada na região superior da tela do programa.
 
Com os procedimentos descritos neste artigo, será possível ocultar determinadas redes na prancha de impressão.