Dimensionamento

Como é dimensionado o Interruptor Diferencial Residual?

Um dos recursos disponibilizados no modulo Elétrico do AltoQi Builder é o dimensionamento automático do interruptor diferencial residual (IDR) que tem como função proteger as pessoas ou patrimônio contra as correntes de falta à terra.
 
Observação: O IDR não tem como finalidade a proteção dos circuitos. Portanto, quando for utilizado o IDR, ele deve sempre estar associado a um dispositivo de proteção.
 
Ao configurarmos os quadros e circuitos do projeto é possível informar se o IDR será inserido no barramento principal (de forma a proteger todos os circuitos simultaneamente), para um grupo de circuito (de forma a proteger os circuitos agrupados simultaneamente) ou individualmente em cada circuito.
 Desta forma, a peça de IDR selecionada deverá atender as seguintes condições:
  • A corrente nominal deve ser maior ou igual à corrente de projeto (Ip) do circuito ou a soma das correntes de projeto (Ip) dos circuitos que está protegendo;
  • A corrente nominal do IDR deve ser maior ou igual à corrente nominal do disjuntor.

Para exemplificar o dimensionamento do interruptor diferencial residual criamos 3 exemplos utilizando as diferentes configurações possíveis.

Exemplo 1 - IDR individual

Quando um circuito estiver configurado para utilizar o IDR individual, a corrente nominal do IDR será dimensionada de acordo com a corrente de projeto do circuito.

No circuito exibido abaixo podemos ver que a corrente de projeto Ip é 34,09 A. Portanto, a primeira peça que possui uma corrente nominal igual ou maior que este valor e que o disjuntor dimensionado, no grupo "Interruptor bipolar DR (fase/neutro - In 30 mA) - DIN", será a peça de 40 A.

Exemplo 2 - IDR no barramento principal

Quando um quadro estiver configurado para utilizar o IDR no barramento principal, a corrente nominal do IDR será dimensionada de acordo com a corrente de projeto do quadro. No caso de circuitos de distribuição com duas ou três fases, a corrente de projeto será a maior corrente nas fases.

No circuito exibido abaixo podemos ver que a corrente de projeto Ip é 43,59 A (maior corrente de fase). Portanto, a primeira peça que possui uma corrente nominal igual ou maior que este valor e que o disjuntor dimensionado, no grupo "Interruptor tetrapolar DR (3 fases/neutro - In 30 mA) - DIN", será a peça de 63 A.

Exemplo 3 - IDR por grupo de circuitos 

Quando o IDR estiver configurado para proteger um grupo de circuitos, a corrente nominal do IDR será dimensionada de acordo com a soma das correntes de projeto dos circuitos. No caso dos circuitos estarem alocados em fases diferentes, será utilizada a maior soma das correntes nas fases.

No exemplo abaixo temos um "Interruptor tetrapolar DR (3 fases/neutro - In 30 mA) - DIN" protegendo o seguinte grupo de circuitos:

Como podemos ver, os circuitos 12, 13, 14 e 16 estão na fase R, os circuitos 12, 13, 15 e 17 estão na fase S e os circuitos 14, 15, 16 e 17 estão na fase T. Com isso, podemos analisar a soma das correntes nas fases:

Fase R
Corrente fase R = circuito 12 + circuito 13 + circuito 14 + circuito 16 
Corrente fase R = 11,7 + 6,8 + 30,9 + 30,9
Corrente fase R = 80,3 A

Fase S
Corrente fase S = circuito 12 + circuito 13 + circuito 15 + circuito 17
Corrente fase S = 11,7 + 6,8 + 30,9 + 30,9 
Corrente fase S = 80,3 A

Fase T
Corrente fase T = circuito 14 + circuito 15 + circuito 16 + circuito 17
Corrente fase T = 30,9 + 30,9 + 30,9 + 30,9
Corrente fase T = 123,6 A

O IDR será dimensionado para suportar a maior corrente das fases, que neste caso é 123,6 A na fase T. Portanto, a primeira peça que possui uma corrente nominal igual ou maior que este valor e que os disjuntores dimensionados para cada circuito, no grupo "Interruptor tetrapolar DR (3 fases/neutro - In 30 mA) - DIN", será a peça de 125 A.

Observação: A regra de dimensionamento aplicada é a mesma para os esquemas "Por grupo de circuitos – Manual" e "Por grupo de circuitos – Automático".
 
Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como o interruptor diferencial residual é dimensionado.