Controle de revisões

Conferência do "status" de todos os desenhos do projeto no AltoQi Builder

Usualmente, depois que um desenho é enviado para a obra, se ele precisar ser modificado posteriormente, deve ser inserida uma revisão no desenho com uma descrição das alterações realizadas. A partir de ferramentas do controle de revisões tem-se o domínio completo a respeito de quais modificações foram efetuadas no projeto, quais desenhos ainda estão em construção, quais já foram entregues e etc, o que torna mais fácil a coordenação e gerenciamento de um projeto.

A plataforma AltoQi Builder apresenta importantes recursos disponíveis aos desenhos associados à um projeto que permitem o controle das revisões sofridas nele. Para melhor compreensão desse processo, sugerimos a leitura dos artigos abaixo.

  • Alteração do "status" do desenho para controle de revisões no AltoQi Builder;
  • Conferência do "status" de todos os desenhos do projeto no AltoQi Builder;
  • Criação de revisões no AltoQi Builder;
  • Configuração da tabela de revisão a ser inserida no AltoQi Builder;
  • Inserção da tabela de revisão no AltoQi Builder;
  • Inserção da nuvem de revisão no AltoQi Builder.

Conferência do "status" de todos os desenhos do projeto

O comando Listar desenhos permite ao usuário gerar uma documentação impressa sobre os dados dos desenhos de um projeto. Com isso, é possível verificar o status de todos os desenhos simultaneamente, além de observar quais desenhos ainda estão em andamento (status "Em construção"), quais já foram entregues ao cliente (status "Entregue") e etc., o que permite uma melhor organização e controle do projeto.

No presente material está ilustrado o procedimento para conferir o status de todos os desenhos do projeto.

  • Acesse a aba Elementos - grupo Acessar, e selecione o comando Gerenciador de pranchas. Perceba que a janela Pranchas será apresentada à direita da tela;

  • Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Desenhos da árvore de projeto e, em seguida, selecione a opção Relatórios > Listar desenhos...;

  • Perceba que na sequência será gerado automaticamente o relatório Lista de Desenhos, em que é possível conferir diferentes informações de cada desenho, incluindo o Status do desenho, como ilustrado na figura a seguir.


Observação: Para alterar o formato da extensão do relatório gerado, seja em formato DOCX (documento de texto) ou formato HTML (interno), recomenda-se a leitura do artigo Como alterar o formato dos relatórios?

A partir do procedimento acima será possível conferir o status de todos os desenhos gerados para o seu projeto na plataforma AltoQi Builder. Para compreender como é considerada a criação e o funcionamento de revisões, acompanhe o artigo Criação de revisões no AltoQi Builder.