Fiação

Status - Tipo físico da fiação é diferente do conector definido

Um dos recursos disponibilizados no módulo Cabeamento para o projeto de cabeamento estruturado é o dimensionamento automático da fiação dos circuitos, onde o programa verifica qual o número de pares adequado.

Ao realizar o processamento do projeto, com a opção Dimensionar circuitos habilitada, o programa verifica os seus critérios e retorna um status: OK ou ERRO.

Observação: Se o status for ERRO, no gerenciador existirá um ponto de exclamação vermelho no circuito ou quadro com erro.

Quando o erro for – Tipo físico da fiação é diferente do conector definido – significa que a Família de condutores selecionada possui um tipo físico diferente do conector selecionado (metálico ou óptico).

Para exemplificar essa situação, tomemos como exemplo as propriedades do circuito mostrado abaixo.


Neste caso temos que o Tipo de conector utilizado é metálico (110 IDC-4P) e a Fiação selecionada é um cabo ótico. Com isso o programa não consegue selecionar a fiação com o número de pares adequados e nos retorna no status o erro Tipo físico da fiação é diferente do conector definido.

Observação: O dimensionamento automático do programa altera apenas o Nº de Pares e não o Grupo ou a Família da fiação.

Para corrigir esta situação existem duas opções:

  • Alterar a Família da fiação utilizada para outra que possua o mesmo tipo físico do conector utilizado ou;
  • Alterar o Tipo de conector utilizado para outro que possua o mesmo tipo físico da fiação utilizada.

Alterando a Família da fiação utilizada

Caso o usuário deseje alterar a família da fiação utilizada para uma compatível com o tipo de conector, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse no circuito em questão e selecione Propriedades;

  • No diálogo Propriedades, em Fiação, altere o Grupo e a Família utilizada para uma que possua o mesmo tipo físico do conector;

  • Clique em OK.


Alterando o Tipo de conector utilizado

Caso o usuário deseje alterar o tipo de conector utilizado para um compatível com a fiação recomendamos realizar os procedimentos descritos no artigo Como alterar o conector utilizado?

Observação: Lembramos que esta alteração é válida para todo o projeto e, portanto, todos os circuitos terão o seu tipo de conector alterado.

Observação: Após realizar uma das duas modificações citadas acima, dimensione novamente o seu projeto. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder.

Após essa alteração a fiação é dimensionada corretamente. 

Com os procedimentos descritos nesse artigo verificamos quais são os procedimentos que solucionam o erro Tipo físico da fiação é diferente do conector definido. Cabe ao usuário decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.