Cortes, detalhes e esquemas

Como obter esquemas isométricos e verticais no AltoQi Builder?

Os esquemas são desenhos simplificados e representativos das redes lançadas em uma edificação. Esses diagramas possibilitam uma visualização geral do trajeto de condutos e tubulações  passando por todos os pavimentos, cotas, diâmetros, níveis dos pavimentos, e outras informações específicas da rede lançada em toda a edificação.

A plataforma AltoQi Builder possui recurso de geração automática de esquemas isométricos e verticais, a depender da disciplina de projeto trabalhada em sua edificação.

Observação: O esquema isométrico aplica-se aos projetos Fiação, Gás, Hidráulico e Incêndio. Já o esquema vertical, aplica-se aos projetos Elétrico, Gás, Hidráulico, Incêndio, Sanitário (disciplinas esgoto e pluvial).

Para gerar o esquema, seja este isométrico ou vertical, proceda com os passos abaixo.

  • Acesse a aba Elementos, grupo Acessar e selecione o comando Edificação;

  • Na árvore da janela Edificação aberta à direita da tela, o grupo Esquemas apresentará os esquemas (isométricos ou verticais) possíveis de geração considerando os projetos definidos para a sua edificação, como exemplificado na figura abaixo;

  • Dê um duplo clique sobre o esquema desejado. Neste exemplo, selecionamos a opção Esquema isométrico hidráulico;
  • O esquema será apresentado automaticamente na sequência.


Observação: Lembrando que nos esquemas serão representados apenas os elementos de projeto. Por isso, elementos de desenho não serão representados, até mesmo os desenhos volumétricos como as "Caixas isométricas" e "Cilindros isométricos".

A partir do momento em que o esquema é gerado este é desassociado do croqui de projeto. Isto significa que todos os elementos representados no esquema passam a ser entendidos como um desenho. Por isso, para realizar qualquer edição sobre este desenho, recomenda-se o acompanhamento do artigo  Como editar o desenho de esquemas isométricos e verticais?.

Observação: Destaca-se, também, que os esquemas verticais da disciplina Sanitário mostrarão apenas as redes Esgoto e Pluvial, ainda não abordando a rede Ventilação.

Com base no procedimento supracitado compreende-se como gerar os esquemas isométricos e verticais de seu projeto.