Peças

Como representar contribuições de esgoto futuras (adicionais) no projeto sanitário?

É comum o desejo de projetistas pela previsão de ampliações futuras da rede de esgoto na edificação, que ocasionam o acréscimo de contribuição de despejos aos condutos. Por isso, neste artigo serão ilustrados os passos para consideração de ligações futuras na disciplina " Esgoto" do croqui de projeto Sanitário no AltoQi Builder.
A NBR 8160/99 expõe o dimensionamento da rede de esgotos a partir do método de Unidades de Hunter de Contribuição (UHC). Logo, para incrementar certa contribuição, é preciso cadastrar um aparelho sanitário, que representará a ligação futura e informará ao programa que, a partir dessa ligação, o número UHC será aumentado.
Observação: O cadastro de um aparelho sanitário usa alguns procedimentos básicos de cadastro de peças que são abordados com mais detalhes no artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder.

Cadastro do aparelho sanitário

Para cadastrar o aparelho sanitário responsável por representar a ligação futura, siga com o procedimento abaixo.
  1. Acesse o menu Arquivo - Cadastro;
  1. Na janela Cadastro, acesse a aba Peças;
  2. Localize a classe de peças "PVC Esgoto" e selecione-a;
  1. Clique na seta ao lado do botão Adicionar (+) e escolha a opção "Novo grupo de peças para conexão", como mostra a imagem abaixo.
Neste momento, um novo grupo chamado " Grupo" será criado dentro da classe " PVC Esgoto".
  1. Clique sobre o novo Grupo, e preencha as informações das seções "Grupo de peças" e "Projeto de aplicação" no quadro à direita como mostra na imagem abaixo. Para este exemplo, nomeou-se o grupo como "Ligações Futuras";
  1. Selecione o grupo recém criado, neste caso, "Ligações Futuras", e clique no botão Adicionar (+). Perceba que uma nova peça será criada;
  1. Selecione a peça recém criada e preencha as seções "Peça", "Representação" e "Dados de cálculo". Para este exemplo, as informações foram preenchidas no quadro à direita como mostra na imagem abaixo;
 
Observação: O aparelho sanitário cadastrado na imagem acima representará uma ligação de 30 UHC, porém a determinação desse valor ficará a critério do projetista, já que corresponde à representação de uma ligação futura à rede. Já o campo "Diâmetro mínimo do ramal", dependerá do diâmetro da tubulação em que este aparelho será lançado posteriormente.

Inclusão da simbologia na peça cadastrada

Neste exemplo, a ligação será representada por uma luva de correr, dada a facilidade de sua remoção no futuro para instalação de outra peça que fará a real ligação. Para incluir a simbologia da luva de correr à peça cadastrada, prossiga com os passos abaixo.
  1. Clique no sinal de (+) para adicionar uma simbologia à peça;
  1. Na janela Simbologia que será aberta, abra a pasta "PVC Esgoto SN";
  2. Selecione o grupo de símbolos "Luva de correr - SN esgoto";
  3. No quadro à direita, escolha uma das simbologias de luva. Neste exemplo, foi selecionada a simbologia "Luva de correr - 100 mm";
  4. Clique em "OK" para finalizar a escolha da simbologia;
Observação:  O artigo Como adicionar uma simbologia na peça cadastrada apresenta maiores detalhes sobre a inclusão de simbologia em peças cadastradas.
  1. Por fim, para que seja contabilizada a peça, neste caso a luva de correr, na lista de materiais, o campo "Itens Associados" pode ser preenchido como mostra a figura abaixo;
Observação: Para maiores detalhes sobre a janela Itens associados, recomendamos a leitura do artigo Como preencher o campo Itens Associados no cadastro de peças?.
  1. Clique em "OK" para fechar a janela Itens associados;
  2. Após criada a peça que representará a ligação futura, clique em "OK" para fechar a janela Cadastro. O lançamento desta ligação será feito seguindo o procedimento abaixo.

Lançamento da ligação futura no projeto

O procedimento a seguir refere-se ao lançamento do aparelho sanitário, cadastrado anteriormente, no projeto Sanitário.
  1. Acesse a aba Lançamento e, no grupo Pontos, execute o comando Aparelho Sanitário;
  1. Clique sobre a posição onde será inserida a ligação. Neste exemplo, será conectada em um coletor predial de 100 mm, como mostrado na figura abaixo;
  1. Na janela Peça à direita do desenho, desative todos os filtros como destacado na imagem seguinte;
  2. Defina a classe de peças como "PVC Esgoto" e selecione a peça recém criada, que neste exemplo está nomeada como "Ligações futuras - 30 UHC", como ilustrado na imagem abaixo;
O resultado final do lançamento da peça que representa a contribuição de esgoto futura (adicional) é mostrado na imagem a seguir.

Verificação do acréscimo de contribuição UHC na rede de esgoto

  1. Acesse o comando Processar localizado na aba Operações, grupo Dimensionamento;
Observação: Para maiores detalhes sobre o comando Processar, recomendamos o acompanhamento do artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.
  1. Ainda na mesma aba, no grupo Dimensionamento, utilize o comando Dimensionar Condutos;
  1. Selecione, no desenho, o conduto que está logo após a ligação futura recém lançada no projeto;
  2. Na janela Dimensionamento que será exibida à direita da área de desenho, verifique, na seção Mensagens, se o campo "Contribuição total (UHC)" está contabilizando a contribuição incluída na peça cadastrada. Perceba que, para este exemplo, é considerado "30 UHC" da ligação futura.
 Com os procedimentos apresentados neste artigo, compreende-se como cadastrar e lançar uma peça que represente uma ligação futura (adicional) na rede Esgoto, além de verificar a contribuição cadastrada está sendo considerada corretamente no dimensionamento dos condutos.