Detalhamentos

Compreendendo o relatório de dimensionamento de um circuito elétrico

Na etapa final de um projeto elétrico é necessário verificar todo o dimensionamento realizado.  Para auxiliar nesta verificação, o módulo Elétrico do AltoQi Builder possibilita a geração do relatório de dimensionamento dos circuitos (de distribuição e terminais), que possui  os dados principais do dimensionamento.

Observação:  Para gerar o relatório de dimensionamento recomendamos a leitura do artigo Como gerar o relatório de dimensionamento dos circuitos e quadros?

Os relatórios gerados serão apresentados como nos exemplos das imagens abaixo, diferenciando algumas informações para circuitos terminais ou de distribuição.




Nestes relatórios são apresentadas diversas informações referentes ao dimensionamento do circuito. A seguir serão descritas mais detalhadamente estas informações.

1. Circuito

Nesta área é informado o nome do circuito analisado. Nos relatórios de circuitos terminais também é apresentado o tipo de carga configurado no circuito.

Observação: Para alterar o tipo de carga configurado em um circuito recomendamos a leitura do artigo Alterando os tipos de carga associados aos circuitos

2. Quadro

Nesta área é informado o quadro alimentador do circuito analisado. 

3. Alimentação

Nesta área é informado o esquema utilizado no circuito analisado.

Observação: Para alterar o esquema utilizado em um circuito ou um quadro recomendamos a leitura do artigo Como editar o esquema dos quadros e circuitos

4. Tensão

Nesta área é informada a tensão adotada para o dimensionamento do circuito, em Volts.

Observação: Para alterar a tensão utilizada em um circuito ou um quadro recomendamos a leitura do artigo Como alterar a tensão dos quadros e circuitos

5. FP

Nesta área é informado o fator de potência do circuito.

Observação: Lembramos que, para obter o valor do fator de potência, do circuito ou quadro, o programa divide a Potência total instalada (W) pela Potência total instalada (VA). Para mais informações acesse o artigo 
Como é calculado o fator de potência dos circuitos?

6. FCA

Nesta área é informado o fator de correção de agrupamento utilizado no dimensionamento do circuito.

Observação: Para verificar como o FCA que será aplicado no dimensionamento do circuito é determinado recomendamos a leitura do artigo Como é calculado o FCA?. Para melhorar o FCA aplicado no dimensionamento recomendamos a leitura do artigo Como melhorar o FCA dos condutos?

7. FCT

Nesta área é informado o fator de correção de temperatura utilizado no dimensionamento do circuito.

Observação: Para mais informações sobre o FCT recomendamos a leitura da seção "Fator de correção de temperatura" do artigo Como é calculada a corrente corrigida?

8. Potência (VA) e Potência instalada (VA)

Nesta área é informada a potência instalada (VA) no quadro e no circuito. Este valor é obtido somando a potência (VA) de todos os pontos lançados associados ao circuito/quadro.

Observação: Para obter a potência (VA) de cada ponto o programa divide a potência (W) cadastrada na peça pelo fator de potência vezes o rendimento, também cadastrados na peça.

No relatório de dimensionamento dos circuitos de distribuição, além da potência total instalada (VA), também é exibida a potência instalada em cada fase.

9. Potência demandada (VA)

Nesta área é informada a potência demandada (VA) do quadro. Além da potência total demandada (VA), também é exibida a potência demandada em cada fase.

Observação: Para verificar como a demanda é calculada recomendamos a leitura do artigo  Como é calculada a demanda do projeto?

A potência demandada somente será calculada para os circuitos de distribuição.

10. Corrente (A)

Nesta área é informada a corrente em cada fase do quadro. Esta informação somente será exibida para os circuitos de distribuição.

11. Corrente de projeto (Ip)

Nesta área é informada a corrente de projeto total do circuito.

Observação: Para verificar como essa corrente é calculada recomendamos a leitura do artigo Como é calculada a corrente de projeto?

Nos circuitos de distribuição a corrente de projeto Ip será a maior corrente de fase.

12. Corrente de projeto (In e Ib)

Nesta área é informada a corrente de projeto da maior derivação do disjuntor no circuito.

Observação: Para verificar um exemplo de quando a corrente de projeto total (Ip) é diferente da corrente de projeto (In) recomendamos a leitura do artigo Corrente de projeto In menor que a corrente de projeto total Ip

Nos circuitos de distribuição a corrente de projeto (Ip) e a corrente de projeto (Ib) serão sempre iguais, pois não existe derivação no disjuntor para quadros.

13. Corrente corrigida (In' e Id)

Nesta área é informada a corrente corrigida no circuito.

Observação: Para verificar como essa corrente é calculada recomendamos a leitura do artigo  Como é calculada a corrente corrigida?

14. Pontos inseridos

Nesta área é informado a classe, o grupo, a potência e a quantidade das peças que são utilizadas no circuito terminal.

15. Seção mínima admissível

Nesta área é exibida a utilização do circuito e seção mínima configurada para ela.

Observação: Para alterar a seção mínima configurada para uma determinada utilização recomendamos a leitura do artigo Como alterar a seção mínima dos condutores

As utilizações usuais são:

  • Alimentação: Circuitos de distribuição;
  • Iluminação: Circuitos terminais que possuam apenas pontos de luz;
  • Força: Circuitos terminais que possuam apenas pontos de força;
  • Misto: Circuitos terminais que possuam pontos de luz e de força. Neste caso a seção mínima adotada será a maior configurada entre os dois casos.

16. Capacidade de condução de corrente

Nesta área é exibido o método de instalação configurado para o circuito e qual a seção de fiação necessária para suportar a corrente corrigida.

Observação: Para verificar como essa seção de fiação é selecionada recomendamos a leitura do artigo Critério da capacidade de condução de corrente

17. Concessionária

Nesta área é exibida a concessionária utilizada e o fornecimento em que seu projeto se enquadra, além da seção de fiação e disjuntor solicitados para esta faixa de carga.

Observação: Para verificar como essas informações são obtidas recomendamos a leitura do artigo Critério da concessionária

18. Queda de tensão

Nesta área é exibido o limite configurado para a queda de tensão parcial e os valores calculados de queda de tensão parcial e total para as seções verificadas.

Observação: Para verificar como a queda de tensão é calculada recomendamos a leitura do artigo Cálculo da queda de tensão e para configurar quais as quedas de tensão admissíveis recomendamos a leitura do artigo Configurando as quedas de tensão total e parcial admissíveis

19. Dimensionamento da proteção

Nesta área é exibida a inequação utilizada no dimensionamento do disjuntor de proteção contra corrente de sobrecarga.

Observação: Para verificar como esse disjuntor é calculado recomendamos a leitura do artigo  Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de sobrecarga?

O valor do disjuntor exibido na inequação é o disjuntor calculado pelo programa. Se o usuário selecionar uma peça manualmente a inequação não será alterada.

20. Corrente de curto-circuito (kA)

Nesta área é exibido o valor do disjuntor de proteção contra corrente de curto-circuito que será utilizado no circuito.

Observação: Para verificar como esse disjuntor é calculado recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionado o dispositivo de proteção contra corrente de curto-circuito?

21. Dispositivo de proteção

Nesta área é exibido o grupo de proteção selecionado nas propriedades do circuito e a peça de disjuntor que está sendo dimensionada/utilizada. Se o usuário selecionou uma peça manualmente ela será exibida neste campo.

22. Condutor

Nesta área é exibido o grupo e a família de fiação selecionados nas propriedades do circuito, a seção de fiação que está sendo dimensionada/utilizada para a Fase, Neutro e Terra e a capacidade de condução de corrente do condutor Fase. Se o usuário selecionou uma seção de fiação manualmente ela será exibida neste campo.

Neste artigo foram apresentadas mais detalhadamente as informações exibidas no relatório de dimensionamento de um circuito elétrico.