Cadastro

Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?

No cadastro de peças do AltoQi Builder, o campo Entradas é um dos campos mais importantes a serem preenchidos. Neste artigo ensinaremos como configurar a janela de Entradas para que a peça seja cadastrada corretamente.

Observação: Para criar uma nova peça no AltoQi Builder, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder

Primeiramente, para acessar a janela  Entradas , deve-se clicar sobre o valor do campo entradas e depois nas reticências  (...) , como demonstrado na imagem abaixo.


Na janela Entradas, exemplificada na figura abaixo, temos 5 opções que serão abordadas a seguir:


Observação: Pode-se cadastrar uma peça e não indicar entrada alguma. Ela poderá ser incluída no projeto, bastando desligar todas as opções definidas no Filtro. Todavia, estas informações agilizam o trabalho de definição das peças, por limitar a faixa de peças a ser listada ao usuário. Outra função das entradas é a de posicionar corretamente os símbolos associados, rotacionando-os e espelhando-os conforme necessário, de forma automática.

1. Adicionar/Remover

Adiciona uma nova entrada ou remove a entrada selecionada. Para selecionar uma entrada, deve-se clicar na área destacada pelo retângulo vermelho na imagem abaixo. Perceba que a linha selecionada ficará destacada em azul.


Observação: A quantidade de entradas significa o número de condutos que serão conectados à peça.

2. Ligação

Nesta coluna deve ser informado o tipo de ligação. As opções possíveis são: Entrada, Saída, Sobe, ou Desce.

Observação: As opções Sobe ou Desce serão utilizadas  somente nas peças que possuem simbologia adicionada.

As ligações " entrada " e " saída ", informam quantos condutos entram ou saem da peça.

Os tipos "sobe" e "desce" serão usados para condutos que se ligam perpendicularmente ao plano da simbologia 2D da peça. Para facilitar, usa-se "sobe" quando a entrada estiver saindo da tela do computador, enquanto a opção "desce" estará entrando na tela.

A figura abaixo ilustra melhor quando devemos usar sobe ou desce para um joelho de 90º.



Observação: As opções sobe e desce são mais utilizadas para peças que serão aplicadas em colunas.

3. Diâmetro

Nesta coluna deve ser preenchido o diâmetro do conduto que será conectado em cada entrada. A imagem abaixo exemplifica uma peça em que as três entradas tem o mesmo diâmetro (4").


4. Comprimento

O valor do campo "comprimento" representa a parte da entrada da peça que não terá tubulação em seu interior.

No exemplo abaixo a tubulação que antes era de 3 metros, foi reduzida para 2,64 metros devido ao espaço ocupado pela "Curva 90 longa".


Portanto, a parte da entrada da peça em que o tubo não atinge, deverá ser descontada do comprimento total da tubulação na lista de materiais. Abaixo temos dois exemplos, de como a lista de materiais se apresenta antes e depois da adição da peça "Curva 90 longa".

5. Ângulo

Nesta coluna será  informado o ângulo da entrada em relação ao ponto de referência da simbologia. 



Observação: Quando o tipo de ligação for "Sobe" ou "Desce" o ângulo será 0.

Abaixo temos alguns exemplos para ajudar a compreender como o campo ângulo pode ser preenchido em diferentes situações:


Quando o lançamento dos condutos conectados à peça não está de acordo com as informações inseridas na janela Entradas do cadastro, algumas indicações (triângulos amarelos) podem ser apresentadas. 

Com as informações contidas neste artigo é possível preencher o campo Entradas de uma peça no AltoQi Builder.