Circuitos

Configurando as quedas de tensão total e parcial admissíveis

Um dos recursos disponibilizados no módulo Elétrico do AltoQi Builder é o dimensionamento automático da seção da fiação.
 
Observação Para verificar todos os critérios utilizados no dimensionamento da seção do condutor fase recomendamos a leitura do artigo Como é dimensionada a seção dos condutores?
 
Um dos critérios utilizados neste dimensionamento é a queda de tensão.  NBR 5410/2004 descreve os seguintes parâmetros para a queda de tensão:

6.2.7.1 Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:

a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);

b) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado;

c) 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;

d) 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.

6.2.7.2 Em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais pode ser superior a 4%."

Nas configurações do módulo Elétrico é possível informar quais serão as quedas de tensão admissíveis que o programa utilizará no dimensionamento da seção dos condutores. Os valores default desta configuração são:

Observação O valor 5% definido pela NBR 5410, para a queda de tensão total, refere-se a instalações com fornecimento em tensão secundária mas pode ser adotado 7% no caso de instalações com transformador MT/BT. Como o programa não calcula esse tipo de elemento, estabelecemos este valor como 5%. Se existir transformador, fica a cargo do usuário alterar este item.
 
Caso deseje alterar estes valores, proceda da seguinte forma:
  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba Fiação;
  • Selecione Dimensionamento - Condutores;
  • Em Projeto elétrico – Queda de tensão admissível, altere os valores desejados:
    • Total: Este item define a queda de tensão total admissível, calculada entre a entrada de alimentação e a extremidade de cada circuito terminal;
    • Alimentação: Define a queda de tensão parcial admissível a ser adotada na alimentação dos quadros;
    • Iluminação: Define a queda de tensão parcial admissível a ser adotada na alimentação das lâmpadas;
    • Força: Define a queda de tensão parcial admissível a ser adotada na alimentação das tomadas;
    • Controle: Define a queda de tensão parcial admissível a ser adotada na alimentação de pontos de controle.
Observação: A queda de tensão parcial admissível é calculada entre o quadro principal de cada circuito e a sua extremidade.
  • Clique em OK;
  • Após alterar a configuração acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar;
  • No diálogo Processar habilite todas as Opções;
  • Clique em OK.

Desta forma o dimensionamento será realizado utilizando os novos valores limites configurados.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível configurar as quedas de tensão total e parcial admissíveis no projeto.