Projeto Sanitário | Lançamento

Como alterar as cotas de entrada de uma caixa de passagem no projeto Sanitário

Na plataforma AltoQi Builder, o lançamento sanitário é efetuado na elevação 0, portanto os tubos se ligam nas caixas de passagem nessa mesma elevação. Neste artigo ensinaremos como alterar os valores das cotas de entrada dos condutos em uma caixa de passagem.
No presente artigo, serão abordadas duas formas de realizar a alteração, uma voltada para a versão mais recente do programa e que recebeu melhorias nesse processo, a versão 2025 do AltoQi Builder, e a outra forma que seria o procedimento realizado com o comando "Reposicionar conexões", processo mais manual, que foi muito utilizado nas versões anteriores do programa.

Alterando as cotas de entrada de uma caixa de passagem - AltoQi Builder 2025


Para realizar a alteração das cotas de entradas dos condutos nas caixas de passagem, é necessário acessar as propriedades de cada caixa e alterar personalizadamente o valor para cada conduto que está conectado a ela.

Portanto:

1 - Selecione pelo croqui de lançamento ou direto pela visão 3D do projeto, a caixa de passagem que precisa da alteração.

2 - Acesse a janela Propriedades;

Comando propriedades pelo Ambiente 3D


Verifique que nas propriedades da caixa de passagem estarão listados todos os condutos que estão entrando na caixa, especificados pelo nome de cada conduto com sua respectiva elevação.


Altere a elevação da entrada dos condutos na caixa de passagem digitando o valor desejado com base no nível do piso do respectivo pavimento. Para tubulações abaixo do nível do piso, utilize valores negativos (-).


As alterações das elevações dos condutos não são transferidas entre caixas de passagem, portanto, as elevações dos condutos deverão ser verificadas manualmente para as caixas de passagem a jusante também.

A alteração das cotas das entradas dos condutos na caixa de passagem não altera a propriedade de inclinação do conduto, com isso, caso seja utilizado o comando Aplicar Inclinação, as alterações realizadas nas cotas de entrada serão desfeitas.

Observação: O nome do conduto que aparece nas propriedades das caixas de passagem pode ser inserido diretamente nas propriedades do conduto, no campo "Identificação - Nome".

Alterando as cotas de entrada de uma caixa de passagem -  AltoQi Builder 2024 e versões anteriores


Na imagem abaixo é mostrado uma situação em que há 4 tubos conectados à uma caixa de passagem, sendo 3 contribuições de entrada e 1 saída.
 
 
Inicialmente, todas as entradas estão na elevação 0, como destacado na imagem acima através do comando Apresentar elevações, conforme informado no artigo  Apresentação de cotas de elevação no projeto sanitário.
Antes de alterar a elevações dos condutos, é necessário configurar o AltoQi Builder para que seja possível lançar em alturas diferentes de zero:
  1. Acesse o menu Arquivo - Configurações - Sanitário - Preferências - Operações - Elevação padrão, e defina Não para as opções Fixar em planta e Fixar no detalhe:
  1. Aperte no botão OK para fechar as Configurações.
Agora que a altura para lançamento não está mais fixada, pode-se voltar ao croqui Sanitário:
  1. No croqui, selecione a caixa de passagem, e acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades ;
  2. Na janela de Propriedades, selecione Conexão (1);
  3. Altere o valor do desvio de fundo como desejar, para definir a profundidade da caixa. O valor padrão é 10 cm, como mostra a imagem abaixo:
  1. Neste exemplo será adotado um desvio do fundo de  50 cm. Perceba, na imagem abaixo, que a profundidade da caixa é alterada com o novo valor preenchido:
Observação: Ao alterar o valor na sessão Dados, os valores da sessão Resultados são alterados automaticamente.  Abaixo é apresentada uma legenda com o significado de cada campo que pode ser preenchido na sessão Dados e Resultados:
  1. Desvio de saída:  Valor numérico que definirá a diferença de cotas entre o conduto mais inferior de entrada e o conduto de saída.
  2. Desvio do fundo: Valor numérico que definirá a diferença de cotas entre a tubulação de saída e o fundo da caixa.
  3. Profundidade: Valor numérico que significa quantos centímetros o fundo da caixa está abaixo do nível do pavimento. O valor será calculado pela soma da elevação da saída com o desvio do fundo.
  4. Elevação da saída: Valor numérico que significa o nível do tubo de saída.
 
A alteração da elevação da entrada nas caixas, pode ser feita através do comando Reposicionar conexões , localizado na guia Lançamento, grupo Conexão.
Ao ativar esse comando, habilite a ferramenta de captura Ponto próximo , na barra de comandos, como mostra a imagem abaixo:
 
 
Com o Ponto próximo habilitado, será possível capturar qualquer ponto ao longo da tubulação. Neste momento, utilizando o comando Reposicionar conexões, deve-se clicar perto da extremidade do tubo que se liga com a caixa de passagem, como indicado na imagem abaixo:
 
 
Caso seja apresentada a mensagem de que " O ponto informado encontra-se em uma ordenada diferente da atual. Deseja mudar a ordenada atual para XX.X ?", aperte no botão Sim para continuar.
 
 
Agora a extremidade do tubo deve estar livre para ser conectada onde desejar. Portanto, acesse a guia Lançamento, grupo Rede, e defina a Altura desejada. Lembrando que a altura deve estar entre o nível de topo da caixa de passagem (CT = 0) e o nível de fundo da caixa (CF = -50), para que o tubo seja conectado na parede da caixa.
Para exemplificar, foi adotada a altura de -20 cm para conectar o tubo à caixa de passagem:
 
 
Assim que a altura for definida, pode-se clicar novamente dentro da simbologia da caixa de passagem, para que o tubo seja conectado com a caixa novamente, porém em uma nova altura.
O valor mostrado pelo comando " Apresentar elevação" não será exatamente o mesmo que foi preenchido no campo Altura, pois o valor de -20 cm refere-se a altura em que o tubo se conecta um pouco para dentro da caixa, considerando a espessura da parede da caixa. Então, a altura de -20 cm estaria mais ou menos posicionada no ponto indicado pelo círculo vermelho da imagem abaixo:
 
  
O mesmo procedimento pode ser feito para os demais tubos ligados à caixa. Para reposicionar o tubo de saída, deve-se conferir qual é o valor calculado pelo programa nas propriedades da caixa de passagem:
  
  
A imagem abaixo mostra o resultado do lançamento em detalhe realista:
 
 
 
Com o procedimento descrito neste artigo, é possível alterar as cotas de entrada, saída e até mesmo a profundidade da caixa de passagem.