Vazão

Vazão no projeto de gás

Uma obra sem projeto ou com divergência no dimensionamento poderá apresentar um pior desempenho, com perdas de cargas elevadas gerando um maior consumo de gás e mau funcionamento dos equipamentos à gás. A perda de carga da pressão na rede de gás pode ocorrer por  atrito ou obstrução em tubos, válvulas, conexões, reguladores e queimadores

Recomenda-se que o cálculo da perda de carga do projeto de gás seja realizado de acordo com a NBR 15526/2012, na qual é diferenciada a aplicação das equações de cálculo de acordo com o tipo de gás (GN ou GLP) e a pressão atuante na rede, sendo ela maior ou menor que 7,5 KPa. Assim, a plataforma AltoQi Builder segue as orientações da norma citada acima para efetuar o dimensionamento da rede de gás modelada no programa.

Observação: Quando realizado o dimensionamento considerando uma rede intercambiável, calcula-se ao mesmo tempo a rede levando em conta os gases GN e GLP, gerando como resultado o maior diâmetro que for obtido entre os dois gases.

O AltoQi Builder considera para o cálculo da perda de carga informações como a vazão do gás, diâmetro dos condutos, a densidade do gás, e comprimento total de cada trecho que corresponde ao comprimento linear do conduto somado ao comprimento equivalente de uma determinada conexão.

Para uma melhor compreensão do dimensionamento do projeto de gás sugere-se a leitura dos artigos:

  1. Fator de simultaneidade
  2. Vazão do projeto de gás
  3. Pressão disponível no projeto de gás

Para encontrar a vazão de gás do projeto inicialmente é necessário definir a potência computada, somando-se as potências nominais de todos os aparelhos atendidos pelo trecho em questão. Em edificações multifamiliares pode-se também fazer uso do fator de simultaneidade nos trechos antes do regulador de segundo estágio de forma a considerar o consumo provável de gás. O cálculo do fator de simultaneidade pode ser realizado conforme apresentado no artigo Fator de simultaneidade.

Já a potência adotada deve ser calculada de acordo com a equação a seguir:

Onde:

  1. A = Potência adotada (kcal/h);
  2. C = Potência computada (kcal/h);
  3. F = Fator de simultaneidade (adimensional).

Para trechos após o segundo estágio é considerado F = 100.

Com a potência adotada definida é possível definir a vazão aplicando os valores encontrados na equação abaixo:

Onde: 

  1. Q = Vazão do gás (m³/h);
  2. A = Potência adotada (kcal/h);
  3. PCI = poder calorífico inferior do gás utilizado (kcal/m³)

Após o cálculo da vazão deve-se calcular as perdas de carga no trecho de tubulação e conexões para posteriormente dimensionar a pressão disponível como apresentado no artigo Pressão disponível no projeto de gás.