Elementos genéricos e metálicos

Como cadastrar elementos genéricos no AltoQi Eberick

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material.

Como cadastrar elementos genéricos

Para cadastrar seções genéricas, é necessário acessar o menu Estrutura - Configurações - Sistema - Elementos genéricos. Na janela Cadastro de elementos genéricos, são exibidos todos os materiais pré-cadastrados no programa, sendo eles Aço (elementos genéricos), Concreto e Madeira. Cada material apresenta diferentes valores para a redução da rigidez na torção e coeficientes para a análise com a consideração da não linearidade física. Esses valores podem ser alterados pelo usuário, com exceção do concreto, que utiliza as informações presentes em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise. Para cada material, poderá existir uma variada lista de classes, com variados pesos específicos, módulos de elasticidade e módulos de elasticidade transversais. Perceba ainda que há uma distinção entre as propriedades de Vigas Pilares.

O Eberick permite, no mesmo ambiente, o cadastro de elementos de aço estrutural, cujos perfis serão dimensionados pelo programa. A separação do material de aço genérico e estrutural é dada da seguinte forma no cadastro:

  • Aço (elementos genéricos): são os elementos de aço que estarão disponíveis para lançamento como elementos genéricos. O procedimento para lançamento desses elementos será descrito no artigo Como lançar elementos genéricos no AltoQi Eberick?
  • Aço estrutural: esses elementos de aço estarão disponíveis para lançamento como vigas e pilares metálicos, que serão dimensionados pelo programa. O procedimento para lançamento desses elementos será descrito no artigo Como lançar elementos metálicos?  

 

Ao clicar no símbolo + e expandir a lista de um material, é possível visualizar os grupos de famílias específicos para cada formato geométrico cadastrado:


As famílias contêm seções de um mesmo formato geométrico, possibilitando a variação de algumas características. Ou seja, uma família pode ser denominada Família Circular. Dentro dessa família, poderia haver os grupos de seções Circular vazado e Circular. As famílias podem estar associadas com o fornecedor, por exemplo, pode-se cadastrar Fornecedor A, Fornecedor B, entre outros. No exemplo abaixo, vamos cadastrar um novo material, o qual possuirá duas famílias com grupos de seções distintos.

Criando um novo material

Para inserir um novo material, selecione um material existente e clique no ícone + - Novo material. Feito isso, insira o nome do novo material (Material Genérico, neste exemplo) e clique em Ok.


Após isso, você deve cadastrar as classes dos materiais e os coeficientes de redução na rigidez a torção e para a análise com a consideração da não linearidade física. Perceba que o programa distingue estas propriedades entre pilares e vigas. Feito isto:

  • Mantenha selecionado o material criado;
  • Informe os valores de Redução na torção e Não linearidade física;
  • Clique no botão Adicionar;
  • Informe o nome da classe (Classe de resistência I e II, neste exemplo);
  • Informe as propriedades das classes.

Inserindo novas famílias

Agora é necessário inserir as famílias que conterão os grupos de seções. A nomenclatura das famílias é de escolha do usuário, favorecendo a organização pessoal de acordo com a maneira que melhor se enquadre na sua rotina de trabalho. Neste exemplo, as famílias foram cadastradas como fornecedores. Para inserir as famílias:

  • Selecione o material criado Material Genérico;
  • Clique novamente na opção botão de Adicionar;
  • Selecione a opção Nova família;
  • Informe o nome das famílias (Fabricante I e Fabricante II, neste exemplo):


Inserindo grupos de seções

Após o cadastro das famílias, inicia-se o cadastro dos grupos de seções.

  • Selecione a família Fabricante I;
  • Clique em Adicionar - Novo grupo de seções ;
  • Insira o nome do novo grupo de seções (Seção U, neste exemplo).

Um grupo de seções conterá um formato específico com dimensões variadas, dentro das possibilidades apresentadas abaixo:

  • Na caixa de seleção Tipo, selecione qual o formato das seções do grupo cadastrado;
  • Clique no botão adicionar + para inserir as dimensões das peças, como demonstrado na imagem abaixo:

  • Insira o um perfil desejado. Neste exemplo foi cadastrado a seção em U com 150x80mm com 8mm de espessura.

Quando a opção Obter propriedades automaticamente está habilitada, a área, inércia e peso linear da seção serão calculadas automaticamente pelo programa.


Após inserir as informações de geometria e das propriedades da seção, clique em Ok. A seção cadastrada passa a ser exibida na lista do grupo de seções Seção U. Dentro de um grupo de seções, é possível inserir dimensões variadas para um mesmo formato de seção.

Copiando grupos de seções:

A família do Fabricante II será criada a partir de um grupo de seções já existente no cadastro de outros materiais, sem a necessidade de cadastrar novas seções. Para isso: 

  • Acesse o material Aço (elementos genéricos) - Família T;
  • Selecione a seção T laminado;
  • Clique no botão Copiar;
  • Selecione como destino o Material Genérico e a família Fabricante II.

Com isso, finalizamos a criação dos novos materiais. O artigo Como lançar elementos genéricos no AltoQi Eberick?, mostra como inserir estes elementos no seu projeto.