Sprinklers

Classificação de risco das edificações para o dimensionamento do projeto de sprinklers

A plataforma AltoQi Builder segue as orientações da NBR 10897/2020 para o dimensionamento da rede de sprinklers e tem os riscos para cada edificação apresentados de acordo com a norma em questão.

Já para atender a instruções normativas regionais é necessários fazer uma equivalência das classificações. Desta forma, abaixo está descrito cada risco presente na plataforma de acordo com a classificação da norma acima citada.

Risco:

  1. Leve: Carga de incêndio baixa, tendendo à moderada, na qual a taxa de liberação de calor esperada é de baixa à média.
  2. Ordinário - grupo 1: Locais onde a combustibilidade do conteúdo é baixa e a quantidade de materiais combustíveis moderada. Altura de armazenamento máxima de 2,4 metros e taxa de liberação de calor moderada.
  3. Ordinário - grupo 2: Combustibilidade do conteúdo moderada a alta, altura de armazenamento máxima de 3,7 metros e taxa de liberação de calor alta.
  4. Extraordinário - grupo 1: Ocupações nas quais a combustibilidade dos conteúdos são muito altas, pode ter a presença de materiais que provoquem incêndios de rápido desenvolvimento e com alta taxa de liberação de calor. Neste risco a ocupação não pode contem líquidos combustíveis ou inflamáveis.
  5. Extraordinário - grupo 2: Edificações com quantidade moderada de líquidos combustíveis ou inflamáveis.
Observação: Para alterar o risco de uma edificação já criada acesse a aba Elementos - Edificação e clique na opção Editar propriedades () da janela de edificação. Nas propriedades da edificação acesse a aba Projetos - Projeto de incêndio - Sprinklers.

A tabela apresentada abaixo, exemplifica a classificação de ocupação constante nos anexos da NBR 10897/2020.

Fonte: ABNT NBR 10897/2020

Fonte: ABNT NBR 10897/2020

Tanto a norma citada quanto a plataforma AltoQi Builder não contemplam o dimensionamento para edificação de riscos especiais. O dimensionamento só atende aos riscos apresentados na NBR 10897/2020 devido a curva de densidade e área utilizada pelo programa.

O descritivo apresentado acima traz um resumo da NBR e não dispensa a consulta à mesma para definição do risco da edificação ou equivalência com normativas regionais.