Fundações

Como obter a pressão admissível a partir do SPT

Para o dimensionamento de sapatas, é necessário que o projetista defina uma pressão admissível de solo. Este valor será utilizado para determinar as dimensões da sapata, de modo que os esforços solicitantes não ultrapassem o valor da pressão admissível na interface solo-sapata. Este artigo, mostra uma forma de estimar a pressão admissível do solo por meio do ensaio de SPT.

Para determinar este valor, usarei como base o perfil representativo do solo mostrado no relatório de sondagem abaixo:

Supondo que a cota de assentamento das sapatas está 1 metro abaixo do nível do solo e que a menor dimensão em planta destes elementos é 1 metro, podemos estimar a tensão admissível do solo através da seguinte correlação empírica:

σa é a tensão admissível do solo em kgf/cm² e N é o SPT médio no bulbo de tensões (duas vezes a largura da sapata). Como estimamos a largura da sapata como 1 metro o bulbo de tensões deve ir de 1 metro até 3 metros de profundidade, conforme visto abaixo:

Logo: 

 
 

 

Após estimar a tensão admissível do solo pode-se configurar o seu valor no Eberick através do menu Estrutura - Configurações – Projeto - Dimensionamento – Sapatas.