Cordoalhas

Utilizando isoladores no projeto de SPDA

Em um projeto de SPDA, ao realizarmos o lançamento das cordoalhas devemos fixá-las a uma distância pré-determinada pela NBR5419.

Uma das formas de realizar esta fixação é utilizando Isoladores. Os isoladores são utilizados para manter os cabos afastados da estrutura, como também mantê-los na posição previamente definida, para que o cabo permaneça esticado.

Pensando nisso, o QiSPDA permite que o usuário inclua isoladores no projeto de duas formas diferentes:

  • Através do lançamento de cordoalhas que contabilizam os isoladores automaticamente
  • Através do comando Isolador, que permite a inserção manual de cada isolador.

A seguir será apresentado como realizar cada um destes lançamentos.


Incluindo isoladores através do lançamento das cordoalhas

Ao realizarmos o lançamento de uma cordoalha devemos selecionar a peça que será utilizada em nosso projeto. Se a peça escolhida possuir isoladores, estes serão contabilizados automaticamente na lista de materiais.



Por exemplo, ao verificarmos o cadastro da peça "Cabo de cobre nú ( c/ isol. simples - Fix. c/ rosca mecânica - 200 mm) (Arrendondado maciço)", verificamos em seus itens associados que um "Isolador simples - fixação c/ rosca mecânica - 200 mm" será incluído na lista de materiais a cada "Emenda".


Observação: Para verificar como um item com a Medição - Emenda será contabilizado na lista de materiais recomendamos a leitura do artigo Lista de materiais de condutos.



Observação: Realizando o lançamento desta forma os isoladores não são exibidos na planta baixa, eles somente serão exibidos na lista de materiais.

Lançando o isolador manualmente

O QiSPDA permite que o usuário inclua manualmente os isoladores nos locais desejados. Assim é possível exibir sua representação em planta e realizar a distribuição desejada.

Para lançar um isolador:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Altura de lançamento;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Isolador;

  • Defina o ponto de inserção;
Observação: Se desejar utilizar as ferramentas de captura para ter uma maior precisão no lançamento, recomendamos a leitura do artigo Utilizando as ferramentas de captura.
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;

  • Determine o ponto diretor;
  • Pressione Enter para encerrar o comando;
  • Repita esse procedimento para lançar a quantidade de isoladores desejada.

Após realizar estes procedimentos, os isoladores estarão lançados. Para finalizar deve-se realizar a ligação das cordoalhas entre os pontos desejados.



Vimos nesse artigo que existem duas formas de utilizar isoladores no projeto de SPDA. Assim, você deve verificar qual das situações melhor se enquadra no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.