Reservatórios

Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico

Quando o estabelecimento de edificação é contemplado por sistema de alimentação misto ou indireto, é admitida a instalação de elementos responsáveis pela reserva de água que, de acordo com a concepção adotada pelo projetista, estarão situados em localização inferior ou superior frente à edificação.
A plataforma AltoQi Builder dispõe de recursos específicos à definição da localização, porcentagem de reserva frente à edificação e porcentagem de reserva individual do reservatório de acordo com a sua localização.
Os parâmetros supracitados são essenciais à estimativa do volume de cada reservatório instalado na edificação e a sua consideração no programa está detalhada nos artigos técnicos abaixo.
  1. Definição da proporção de reserva de água inferior/superior da edificação no projeto hidráulico
  2. Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico
  3. Definição da proporção de reserva frente à localização do reservatório no projeto hidráulico

Definição da localização inferior/superior do reservatório no projeto hidráulico

Ao lançar qualquer reservatório de água no projeto Hidráulico, e definir a porcentagem de volume para a reserva inferior/superior no primeiro artigo desta série, torna-se necessário definir se a localização de cada reservatório, em relação à edificação, é superior ou inferior junto às propriedades deste elemento.
Portanto, proceda com os passos indicados abaixo.
  1. Selecione o reservatório de água recém-lançado;
  2. Acesse o comando Propriedades, situado na guia Elementos - grupo Acessar, como destacado a seguir;
  1. Na janela Propriedades que será apresentada à direita da tela, certifique-se que está selecionado o elemento Conexão (1);
  1. Em seguida, localize o grupo Dimensionamento e junto ao subgrupo Dados, defina a Localização do reservatório em relação à edificação, sendo esta Inferior, Superior ou Superior reuso. Neste exemplo, foi definida a localização "Superior".
 
Com este procedimento, será estabelecida a localização do reservatório lançado, que deve ser admitido para todos os reservatórios da edificação no projeto hidráulico.
Para admitir uma parcela do volume total designado à localização Inferior, Superior ou Superior reuso, definido inicialmente no primeiro artigo da série, junto à capacidade individual de cada reservatório na mesma localização, prossiga ao próximo artigo da série.