Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 68 para cisalhamento, deslizamento e levantamento da borda

O Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX é emitido sempre que alguma (ou mais de uma) das verificações de dimensionamento não atende aos limites, inviabilizado o cálculo da almofada de neoprene. 

Aviso 68 para cisalhamento, deslizamento e levantamento da borda

O aviso 68 pode ser exibido para aparelhos de apoio que apresentem esforços de cisalhamento ou deslizamento elevados. O mesmo é valido para o levantamento da borda: a depender dos esforços presentes no apoio, é possível que a sua borda menos comprida levante, o que o impede de funcionar adequadamente. Estes são efeitos que são sentidos sobretudo quando o aparelho de apoio não possui pinos de ancoragem associados, visto que todo o travamento horizontal da viga é realizado pelo próprio aparelho de apoio.

Quando são adicionados pinos de ancoragem no consolo, há um travamento lateral da viga mais efetivo, de modo que estas verificações deixam de ser tão significativas. Assim, segundo El Debs (2000), as verificações de deformação por cisalhamento, deslizamento e levantamento da borda menos comprimida podem ser dispensadas quando há existência de pinos de ancoragem.

Como no Eberick os pinos sempre serão posicionados, estas verificações poderão ser desabilitadas, a critério do projetista. Para fazer isso, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Pilares PM e desabilite as opções correspondentes, como mostrado abaixo:


Fazendo isto, o aviso deve deixar de ser exibido.

Colaborador: Fábio de Marchi