Lançamento automático

Exemplo: Lançamento automático do vaso sanitário direto ao tubo de queda sem conexões intermediárias

É comum proceder com o lançamento automático da rede sanitária em angulações distintas da ortogonalidade padrão, que limita o cursor do mouse a movimentações em ângulos múltiplos de 45º. Esta situação é ratificada junto à figura abaixo, em que o lançamento automático padrão não possibilita a ligação direta do vaso sanitário ao tubo de queda, sendo necessário desviar com a inserção de joelho 45º.

Neste cenário, cabe definir outro ângulo para o traçado em modo ortogonal, ou seja, Definir outro esquadro, em relação a uma referência utilizada pelo usuário.

Na sequência consta o procedimento para alteração do esquadro, de modo que, no lançamento automático, seja possível ligar o vaso sanitário diretamente ao tubo de queda, sem trechos intermediários.


Traçado da linha de referência

  • Junto ao detalhe sanitário criado, acesse a guia Desenhos - grupo Construir e com o comando Linha, trace uma linha auxiliar que parte da posição do vaso sanitário no lançamento automático até a posição da coluna de esgoto;


Alteração do esquadro

Altere o esquadro de ortogonalidade do cursor do mouse, especificado junto ao artigo Alteração do esquadro de traçado em modo ortogonal, tomando como referência o ângulo da linha auxiliar recém criada.

  • Acesse a guia Desenhos - grupo Ferramentas e selecione o comando Definir esquadro (botão );
  • Selecione, como referência, a linha auxiliar que interliga o vaso sanitário diretamente ao tubo de queda;
  • Perceba que o esquadro estará alinhado à linha auxiliar criada.


Lançamento automático da rede sanitária

  • Apague os elementos resultantes do lançamento automático anterior, deixando apenas as colunas do ambiente;
  • Em seguida, proceda com o lançamento automático sanitário de sua preferência a partir do comando Lançar acessado na guia Lançamento - grupo Lançamento automático;
Observação: É importante que o perímetro seja definido segundo o novo esquadro definido para que o resultado apresentado considere a alteração da ortogonalidade e que a posição definida para o vaso sanitário permaneça a mesma em relação àquela já atribuída anteriormente, por exemplo, de 30 cm.
 

Com o procedimento acima indicado, será possível interligar o vaso sanitário diretamente à coluna sanitária junto ao lançamento automático.