Estruturas Pré-Moldadas

Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX

O Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX é emitido sempre que alguma (ou mais de uma) das verificações de dimensionamento não atende aos limites, inviabilizado o cálculo da almofada de neoprene.

Aviso 68 - Erro de dimensionamento do aparelho de apoio do consolo CXX

 

Conforme explicado na série de artigos Afastamentos em aparelhos de apoio, há várias verificações que devem ser feitas para garantir o bom funcionamento deste tipo de elemento. Neste sentido, o primeiro passo para contornar este aviso é identificar a sua origem, de modo a tomar medidas direcionadas para cada caso em específico.

Para isto, acesse a planilha de dimensionamento dos pilares pré-moldados e selecione o pilar que apresenta o aviso. Feito isto, acesse Relatórios - Consolos (botão ). No relatório que se abre, procure pela tabela Dimensionamento do aparelho de apoio, a qual é mostrada abaixo (clique sobre ela para aumentá-la).


Perceba que o relatório exibirá todas as verificações que são realizadas para o dimensionamento dos aparelhos de apoio. Além disso, são exibidos os valores limites de cada uma dessas verificações. Isto permite que você identifique quais das verificações não estão sendo satisfeitas. No caso da figura acima, perceba que o consolo C4 do lance L2 não respeita a tensão de compressão, visto que sua compressão de 75.82kgf/cm² ultrapassa o valor limite de 70.00kgf/cm². O mesmo vale para a deformação à compressão deste mesmo consolo, cujo valor calculado de 0.22 ultrapassa o limite de 0.15 definido.

Nos artigos seguintes da série, irei abordar cada uma dessas situações separadamente, de modo a auxiliá-lo de maneira mais direcionada. Assim, você deve identificar qual das verificações acima não é respeitada e acessar o artigo correspondente abaixo:

  • Aviso 68 para cisalhamento, deslizamento e levantamento da borda
  • Aviso 68 para compressão do aparelho de apoio
  • Aviso 68 para deformações por compressão
  • Aviso 68 para a estabilidade do aparelho de apoio

Colaborador: Fábio de Marchi