Dimensionamento

Erro D149 - Parede adjacente com esbeltez inválida

Durante o dimensionamento das paredes de alvenaria estrutural será verificado a esbeltez do próprio elemento, bem como de todas as paredes adjacentes. Caso alguma das paredes adjacentes possua esbeltez maior que 24, valor limite preconizado na NBR 15812-1:2010, será emito o Erro D149.


Como verificar qual parede adjacente está com esbeltez inválida?

Juntamente com a mensagem de erro emitida pelo Eberick durante o dimensionamento, será indicado o nó da parede que está em situação de erro, onde é possível conferir qual parede está com esbeltez inválida.

Para isso, na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria, selecione a parede em situação de erro e clique sobre o botão "Erros".


Para verificar qual parede está associada ao nó indicado na mensagem de erro acesse a aba "Resultados", ao lado do nó com erro será exibido o nome da parede com esbeltez inválida.


Após identificar a parede, será necessário corrigir seu valor de esbeltez para permitir o dimensionamento das paredes adjacentes. Para isso, recomendamos a leitura do artigo Erro D148 - Esbeltez da parede maior que 24 para realizar as correções necessárias.