Dimensionamento

Erro D148 - Esbeltez da parede maior que 24

Durante o dimensionamento de alvenaria estrutural é necessário realizar a verificação de esbeltez dos trechos de parede. Em elementos comprimidos é conveniente avaliar a influência da esbeltez no dimensionamento em razão da possibilidade de flambagem.

Segundo a NBR 15812-1:2010, em seu item 10.1.2, a esbeltez de paredes de alvenaria pode ser calculada a partir da equação:


Onde:

  • λ: índice de esbeltez da parede;
  • he: altura efetiva da parede;
  • te: espessura efetiva da parede, equivalente a espessura dos blocos utilizados no projeto.

O índice de esbeltez para a NBR 15812-1:2010, tabela 9, está limitado em 24 para elementos de alvenaria não armada. Portanto, caso a esbeltez calculada pelo Eberick seja maior que o preconizado por norma, será emitido o Erro 148 - Esbeltez da parede maior que 24.


Como é determinado a altura efetiva da parede?

A altura efetiva da parede é equivalente ao seu comprimento de flambagem. No Eberick a altura efetiva depende da altura do pavimento e das condições de travamento da parede. Portanto, este valor será equivalente a distância vertical entre os pontos de travamento do elemento.

As paredes sempre serão consideradas travadas no pavimento quando estiverem associadas com lajes. Para determinar o comprimento de flambagem da parede o programa varre a parede ao longo de sua altura, verificando o travamento da parede no nível dos pavimentos. Assim o comprimento de flambagem é definido pela distância entre dois pontos de travamento adjacentes.


Para fins de cálculo do comprimento de flambagem, as paredes sempre serão consideradas travadas no primeiro e último pavimento do projeto. No entanto, seu comprimento de flambagem efetivo será determinada a partir das vinculações impostas para o elemento.


Definição da vinculação para o trecho de parede

A definição das vinculações das paredes é grande importância para determinação do comprimento de flambagem efetivo do trecho. Caso uma parede não esteja travado em seu topo ou base, o comprimento de flambagem será calculado da mesma forma, porém a vinculação será definida como "EL" (Engastada-Livre), o que implica em um comprimento de flambagem duas vezes maior.

No caso em que a parede estiver travada por lajes em pavimentos adjacentes por lajes, será atribuído o vínculo "RR" (Rotulada-Rotulada), onde o comprimento de flambagem será equivalente a distância vertical entre os pontos de travamento.



Travamento em pavimentos de transição

Em projetos de alvenaria estrutural é comum que as paredes do primeiro pavimento estejam apoiadas diretamente sobre vigas baldrame, em projetos sem pilotis. Nestes casos, nem sempre são lançadas lajes no pavimento, visto que pode-se optar apenas pela execução de um contrapiso diretamente sobre o solo. 

Caso não hajam lajes no pavimento de transição do projeto, o programa não irá considerar o travamento das paredes neste nível, alterando a vinculação do trecho para "EL" (Engastado-Livre). Neste casos as paredes podem apresentar o Erro D148.

Para corrigir esta situação o programa dispõe de uma configuração onde sempre é possível considerar o travamento horizontal das paredes na transição, mesmo que não existam lajes adjacentes. Para isso, acesse o menu Configurações - Dimensionamento - Paredes de alvenaria, no item "Travamento horizontal na transição", mantenha habilitado a opção "Sempre travado".


Para que esta alteração seja aplicada ao projeto será necessário reprocessar a estrutura.


Alterações no comprimento de flambagem e vinculação

O programa permite que o projetista ajuste manualmente o comprimento de flambagem e vinculação das paredes, seguindo seus critérios de projeto. Estas edições podem realizadas diretamente na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria. Para isso deve:

  • Acessar a janela de dimensionamento das paredes de alvenaria;
  • Acessar a aba "Seção";
  • Manter a opção "le fixo" habilitada, alterando o vínculo e comprimento de flambagem (le) posteriormente;
  • Calcular novamente o elemento.