Modulação

Definir blocos internos da parede

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das paredes e posicionamento das aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja racional e econômica.

Definir blocos internos da parede

Como alternativa para otimizar a modulação das paredes o projetista pode optar por alterar o primeiro e último bloco interno da parede. Por padrão o QiAlvenaria determina automaticamente os blocos internos, mas o projetista pode optar por uma solução diferente, selecionando outros blocos disponíveis.

A título de exemplo, observe que a modulação da PAR9 prevê um trecho de enchimento no interior da parede.


Nestes casos é possível alterar o primeiro ou último bloco interno, visando reduzir ou eliminar ajustes no interior da parede. Para isso, selecione o trecho de parede desejado, acesse a janela Propriedades e escolha o primeiro e/ou último bloco no item Definir bloco interno.

 

Definindo o primeiro bloco interno da parede como Contrafiamento T, observe que a modulação é atualizada e o trecho de enchimento eliminado.


A opção Definir bloco interno pode ser utilizada pelo projetista como alternativa para redução de ajustes nas paredes, ou caso o projetista pretenda ajustar manualmente a modulação imposta pelo programa.