Modulação

Alterar a espessura da junta vertical

A alvenaria estrutural é um processo construtivo racionalizado no qual os elementos que desempenham a função estrutural são as próprias paredes da edificação. Uma adequada modulação das paredes e posicionamento das aberturas é fundamental para que uma edificação em alvenaria estrutural seja racional e econômica.

Alterar a espessura da junta vertical

O QiAlvenaria permite o projetista altere o espaçamento entre as juntas verticais da cada trecho de parede, permitindo que pequenos trechos de preenchimento ou pastilha sejam substituídos.

Tomando como exemplo o trecho da PAR22, observe que há um trecho de enchimento com comprimento de 6 cm.


A espessura da junta vertical é alterada individualmente para cada trecho de parede, possibilitando a aplicação de um junta diferente da padrão (10 mm) e calculada automaticamente pelo programa.

Para alterar a espessura da junta, selecione o trecho de parede desejado e acesse a janela Propriedades, no item Junta vertical altere para a opção Automático (0 a 20 mm).


O QiAlvenaria irá definir automaticamente uma espessura de junta equivalente, de modo que trecho de enchimento do trecho de parede seja eliminado, quando possível. Neste exemplo, observe que o enchimento de argamassa da PAR22 foi eliminado utilizando juntas verticais de 18 mm entre os blocos.


Será criada uma indicação no croqui e modulação das paredes para exibir a espessura de junta adotada no trecho de parede.

As espessuras de junta vertical são obtidas para fiadas pares e ímpares, mesmo naquelas fiadas que contenham aberturas, com exceção das seguintes situações:

  • Fiada de respaldo;
  • Arranjo de blocos de verga, contraverga e coxim, com solução em blocos canaleta;
  • Arranjo de blocos para substituição de ajustes, como pastilhas, por exemplo.

A alteração desta propriedade pode gerar uma variação na espessura dos trechos de parede, sem que o ajuste seja totalmente eliminado. Isto pode ocorrer em fiadas pares e ímpares com diferente número de juntas verticais.