Dispositivo de proteção (USB)

Mensagem de erro no protetor. E agora?

Para acessar os programas AltoQi é necessário que você possua um dispositivo de proteção com habilitação para acesso ao software em questão. Todavia, por vezes, ao inicializar algum programa AltoQi é exibida uma mensagem apontando erro no dispositivo de proteção. Isso pode ocorrer em determinadas situações como exemplo:


1) Nenhum protetor foi identificado. Conecte o protetor com a licença do programa e execute novamente o programa (H0007):





Observação: Na imagem acima utilizamos como exemplo o Eberick. Nos casos onde o programa em questão for o QiBuilder a mensagem será a mesma, apenas mudará a informação solicitando que seja conectado o protetor com a licença do QiBuilder.

Esse cenário ocorre quando a proteção está ausente, ou seja, o dispositivo de proteção não está conectado corretamente no seu computador. Para solucionar este caso siga os passos abaixo:

  • Conecte o protetor na porta USB do seu computador;
  • Caso já esteja conectado altere o dispositivo para outra entrada USB;
  • Para a correta comunicação entre o protetor e os programas AltoQi é necessário que o dispositivo de proteção esteja conectado diretamente na porta USB do computador, o uso de extensores USB (HUB USB) pode causar falha no processo de reconhecimento do protetor pelo programa. Se você estiver utilizando um extensor USB desconecte o protetor deste extensor e conecte diretamente na porta USB de seu computador;
  • Múltiplos protetores conectados ao mesmo tempo, o Windows reconhece apenas um protetor por vez, portanto utilize somente o protetor do programa em questão. Para maiores informações leia o artigo Uso de múltiplos protetores simultaneamente;
  • Caso todos os itens anteriores sejam verificados e a mensagem ainda persista, a dificuldade no reconhecimento do dispositivo de proteção pode estar associada ao driver do sistema de proteção. Deste modo, para instalar a versão mais recente do software de proteção USB, siga os passos descritos no artigo Atualizar driver do dispositivo de proteção (USB).

2) Protetor com luz apagada:

Nas ocasiões onde a luz do dispositivo de proteção permanece apagada é necessário instalar o driver do protetor. O driver é um pequeno software que realiza a comunicação entre o Sistema Operacional, programa AltoQi e o dispositivo de proteção. Para solucionar este caso siga os passos do descritos no artigo abaixo:

  • Atualizar driver do dispositivo de proteção (USB)

3) Unable to acess Sentinel Run-Time Environment (H0033):




A mensagem com o código H0033 é exibida em ocasiões onde o seu software antivírus bloqueia a comunicação do programa com o dispositivo de proteção. Para utilizar simultaneamente o programa AltoQi e o seu antivírus é necessário liberar as pastas da AltoQi dos processos de varreduras do seu antivírus, no procedimento abaixo você encontra os passos para efetuar essa configuração:

  • H0033 - Antivírus bloqueando os programas AltoQi

4) A conexão com o dispositivo de proteção foi perdida. O programa será fechado agora:




A mensagem perda de comunicação com o dispositivo de proteção, durante a utilização do programa, é exibida quando quando o computador hiberna, nessas situações o Sistema Operacional interrompe a energia das portas USB, ou o driver do protetor não está atualizado. No artigo abaixo você encontra os passos para atualizar o driver do protetor.

  • Atualizar driver do dispositivo de proteção (USB)

5) Sentinel key not found (H0007) ou Protetor conectado não possui licença:




Essa situação ocorre nos casos onde o driver do dispositivo de proteção não está instalado corretamente ou precisa ser atualizado. Para o correto reconhecimento do protetor siga os procedimentos descritos no artigo abaixo.

  • Atualizar driver do dispositivo de proteção (USB)

6) O programa não está instalado corretamente (H0014):

Neste caso você deve verificar o status da luz do dispositivo de proteção e caso ela não esteja acesa será necessário instalar o driver do dispositivo de proteção, conforme descrito no artigo abaixo, pois o driver do protetor não foi instalado corretamente durante a instalação do programa:

  • Atualizar driver do dispositivo de proteção (USB)

Se a luz do protetor já estiver acesa será necessário reinstalar o programa por completo, na seção Reinstalação dos programas você encontra os procedimentos a serem efetuados.