Cadastro

Exemplo: Cadastro de ralo hemisférico (abacaxi) como coletor pluvial

No AltoQi Builder estão cadastradas algumas opções de ralos pluviais. Neste artigo abordaremos o ralo hemisférico, comumente denominado ralo abacaxi, pois existem casos em que é preciso fazer alterações no seu cadastro para garantir o seu correto lançamento na rede pluvial.

Há duas possibilidades envolvendo o ralo abacaxi junto à rede pluvial:


1. O ralo será inserido diretamente na entrada da coluna pluvial

Nesse caso, não haverá necessidade de alteração no cadastro. Ao usar o comando "definir peças pendentes", o ralo será apresentado na janela de "Definição de Peças" e a área de contribuição poderá ser definida na própria coluna pluvial, conforme o artigo Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial.


2. Um conduto ligará o ralo até a coluna pluvial

Esse caso ocorrerá quando o ralo não for lançado na entrada da coluna pluvial, sendo necessário um condutor pluvial para conectá-los. Por exemplo, se o ralo estiver no meio da laje e a coluna pluvial em um dos cantos, como mostra imagem abaixo:

Para que o conduto seja dimensionado corretamente, deveremos definir o ralo abacaxi como um coletor pluvial, desse modo, será possível definir a área de cobertura conforme o artigo  Definindo a área de cobertura de um coletor pluvial . Com a área definida, o conduto terá uma vazão de projeto para ser dimensionado.
 
Cadastrando um ralo abacaxi como coletor pluvial:
  • Acesse a aba Arquivo - Cadastro;

  • Clique na aba "Peças" e selecione a classe de materiais "PVC Esgoto";

  • Procure pelo grupo de peças "Ralos pluviais" e crie uma cópia da peça, conforme demonstra o artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;
  • Para este exemplo, copiamos o "Ralo Abacaxi- 75 mm";
  • Selecione a peça recém copiada e defina a aplicação como "Coletor pluvial". O nome também pode ser modificado;

  • Agora devemos alterar os itens associados. Portanto, aperte em (...) como indica a imagem a seguir;
Observação: Os itens associados de uma peça serão contabilizados na Lista de Materiais cada vez que essa peça for lançada no projeto. Neste caso, para que o ralo se conecte com o conduto pode ser necessário incluir um joelho.
 

  •  Na janela de itens associados, adicione um Joelho de 90º seguindo os 3 passos indicados na imagem seguinte;

  • Por fim, acesse o campo Entradas e defina o tipo de ligação como "Saída", conforme ilustra a figura abaixo. Em caso de dúvidas neste passo, recomendamos a leitura do artigo Como preencher o campo Entradas no cadastro de peças?.


Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Com o procedimento desse artigo, será possível lançar o ralo abacaxi como um coletor pluvial.