A plataforma QiBuilder permite a exportação do modelo 3D no formato .IFC para que o mesmo possa ser aberto em outras plataformas BIM. No programa o arquivo no formato IFC pode ser exportado nas opções IFC2x3 e IFC4, incluir property sets e representar esferas como esferas ou faces.
Para exportar o modelo 3D pode-se seguir o procedimento descrito no artigo Como exportar o modelo 3D do QiBuilder? |
Após exportar o modelo 3D do QiBuilder abra o mesmo no Revit e em "Arquivo -> Abrir" existe uma opção que permite definir a identificação das entidades IFC.
Na janela de configuração é possível definir como o Revit vai ler cada entidade IFC. Na imagem de exemplo abaixo, está definido o elemento "IfcSanitaryTerminal" como "Modelo genérico". Com isso, este elemento terá a propriedade de elemento genérico.
Alterando a entidade "IfcSanitaryTerminal" para "Peças hidrossanitárias", a mesma é lida como elemento sanitário. Estas configurações de mapeamento podem ser salvas e utilizadas em outras importações.
A classificação do objeto exportado do QiBuilder permite uma série de aplicações diretamente no Revit como definição de apresentação gráfica para o detalhamento das peças.
Colaborador: Edvânio Pacheco Teixeira
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.