Normalmente, a profundidade de uma sapata é definida como variável em projeto. Como no momento do projeto não sabemos exatamente qual a cota de assentamento da sapata, indicamos uma profundidade média, atribuindo também uma variação estimada dessa profundidade. Assim, quando as fundações forem escavadas, a cota de assentamento da sapata poderá ser determinada de acordo com as características do solo definidas em projeto, de modo a assentar a sapata em uma camada de solo que atenda a essas características.
No detalhamento gerado pelo Eberick, a altura do pilar de arranque é então definida como VAR, além de indicar variação configurada pelo usuário. Esta configuração pode ser alterada em Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Sapatas, por meio do item Variação na profundidade.
Porém, o programa permite indicar diretamente a profundidade pré-estabelecida, sem que haja a indicação de uma variação. Isto é especialmente interessante em casos onde se possua um estudo de sondagem com vários pontos, sendo possível mapear toda a área de sapatas do projeto.
Para isso, acesse o menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Pilares, no grupo Fundações, alterando a opção Altura do pilar da fundação, de Variável para Cotada.
Fazendo isto, a fundação será cotada de acordo com a profundidade df definida no momento do momento do seu lançamento.
Colaborador: Alecsandro Rodrigo Nunes Horostecki
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.