Condutos

Lista de materiais de condutos

Ao realizarmos o lançamento de um conduto no projeto pode ser necessário que vários acessórios sejam incluídos na lista de materiais, como conexões, luvas, braçadeiras, parafusos, etc.

Para que eles sejam contabilizados da maneira correta é necessário informar a Medição que será utilizada em cada item.

As formas de medição disponibilizadas no AltoQi Builder são: 

  • Metro: Um item para cada metro de conduto no projeto;
  • Emenda: Um item para cada unidade adicional de conduto necessária. Calcula-se a quantidade de unidades dividindo o comprimento real do conduto lançado no projeto pelo comprimento máximo cadastrado;
  • Derivação: Um item para cada curva vertical efetuada pelo conduto no projeto. Conta-se uma curva vertical em cada extremidade do conduto cuja posição (Alta, Média, Baixa, Teto ou Piso) seja diferente daquela da caixa ligada;
  • Peça: Um item para cada conduto no projeto, independentemente de seu comprimento;
Observação: Ao utilizarmos as medições "Metro" e "Emenda" é verificado o comprimento do conduto, se desejar incluir uma folga nesta metragem recomendamos a leitura do artigo Configurando uma folga na metragem dos condutos do projeto Fiação.

A seguir apresentaremos alguns exemplos de como a medição utilizada influenciará nos valores informados na lista de materiais.

Observação: Para verificar como cadastrar um conduto recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um conduto no AltoQi Builder


Medição - Metro

Quando esta medição for selecionada em um item associado, a contabilização na lista de materiais será baseada na metragem de conduto lançado do projeto e dependerá da unidade do item utilizado.


  

No exemplo exibido abaixo temos dois trechos de condutos lançados.

Se o item associado possuir a unidade "Metro" a lista de materiais apresentará o resultado da multiplicação do comprimento do conduto pela quantidade (neste caso o programa não arredonda o valor calculado em cada trecho).




Observação: Esta Medição deve ser utilizada para os condutos, tampas e semelhantes


Se o item associado possuir a unidade "Peça" a lista de materiais apresentará o resultado arredondado da multiplicação do comprimento do conduto pela quantidade (neste caso o programa arredonda o valor calculado em cada trecho).




Observação: Para que algum elemento, referente a conexão entre os dois condutos, seja incluído na lista de materiais é necessário lançar a peça desejada


Medição - Emenda


Quando esta medição for selecionada em um item associado, a contabilização na lista de materiais corresponderá a 1 item a cada comprimento máximo, ou seja, calcula-se a quantidade de unidades dividindo o comprimento real do conduto lançado no projeto pelo comprimento máximo cadastrado.

No exemplo exibido abaixo temos dois trechos de condutos lançados. Se existir um item associado com a medição Emenda, a lista de materiais apresentará os seguintes valores:


Medição - Derivação

Quando esta medição for selecionada em um item associado, a contabilização na lista de materiais corresponderá a 1 item a cada curva vertical efetuada pelo conduto. Conta-se uma curva vertical em cada extremidade do conduto cuja posição (Alta, Média, Baixa, Teto ou Piso) seja diferente daquela da caixa ligada.

Observação: Esta medição somente possui função no projeto Fiação.

No exemplo exibido abaixo temos um conduto ligando uma lâmpada no teto a um interruptor na posição média. Se existir um item associado com a medição Derivação, a lista de materiais apresentará os seguintes valores:



Observação: Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Contabilizando as curvas verticais dos condutos na lista de materiais.

Medição - Peça

Quando esta medição for selecionada em um item associado, a contabilização na lista de materiais corresponderá a um item para cada conduto no projeto, independentemente de seu comprimento.

No exemplo exibido abaixo temos dois trechos de condutos lançados.

Se o item associado possuir a medição Peça a lista de materiais apresentará os seguintes valores:



Observação: Não recomendamos a utilização desta medição para os condutos, tampas e semelhantes.

Neste artigo foram indicadas quais as formas de medição disponíveis para os itens associados de um conduto. Cabe ao usuário verificar qual a melhor forma de contabilizar o item desejado na lista de materiais.