Cordoalhas

Critérios utilizados no dimensionamento das cordoalhas

O dimensionamento de cordoalhas consiste em adequar o lançamento do projeto as seções mínimas estabelecidas pela norma.

A norma NBR 5419:2015 estabelece que as seções mínimas são diferenciadas para anéis intermediários e condutores de descida e para eletrodos de aterramento. Além do material e da situação da cordoalha, também leva-se em conta a configuração estabelecida para os condutores.


Tabela 6, Parte 3 da NBR 5419:2015 - Material, configuração e área da seção mínima dos condutores de captação, hastes captoras e condutores de descidas


Tabela  7, Parte 3 da NBR 5419:2015 - Material, configuração e dimensões mínimas de eletrodo de aterramento

A norma NBR 5419:2005 estabelece que as seções mínimas são determinadas de acordo com o Tipo de Material, Situação da cordoalha e Altura de descidas.


Tabela 3 da NBR 5419:2005

Observação: Além do critério exibido acima a seção da cordoalha deverá ser maior ou igual que a mínima configurada, que por padrão é 16mm². Para alterar este valor recomendamos a leitura do artigo Configurando a seção mínima dos condutos.

Para determinar qual a situação da cordoalha o programa utiliza os seguintes critérios:

  • Descida: todas as cordoalhas que ligam pavimentos;
  • Eletrodo de aterramento: todas as cordoalhas que não ligam pavimentos e estão lançadas entre uma caixa de inspeção e uma haste de aterramento, entre duas caixas de inspeção ou entre duas hastes de aterramento;
  • Anel intermediário: todas as cordoalhas que não ligam pavimentos e estão lançadas entre dois captores;
  • Indefinida: outros casos não listados.
Observação: Caso a terminação da cordoalha tenha várias ramificações diferentes é adotado a mais relevante seguindo a seguinte ordem de prioridade: Eletrodo de aterramento, Anel intermediário, Descida e Indefinida.

Exemplo de especificação da seção da cordoalha

A definição da seção mínima para uma cordoalha consiste em determinar a sua situação, o seu material e a sua configuração (na norma NBR 5419:2015) e procurar na sua respectiva tabela qual é a seção mínima recomendada.

Para demonstrar a especificação da seção de uma cordoalha vejamos o exemplo abaixo onde é utilizada uma cordoalha de cobre, arrendondada maciça, no aterramento do projeto. Analisando a tabela 7 da NBR 5419:2015 vemos que para esta combinação será necessária uma seção mínima de 50 mm².



Estes são os critérios considerados no dimensionamento das cordoalhas que influenciarão na peça que o programa irá sugerir como mais adequada em seu projeto.