Condutos

Critérios utilizados no dimensionamento dos condutos telefônicos

O programa módulo Cabeamento possui vários comandos que ajudam o projetista nas definições dos cálculos e dimensionamentos do projeto. Uma das facilidades apresentadas pelo programa é o dimensionamento dos condutos lançados.

Segundo a norma da TELEBRÁS, o dimensionamento das tubulações em um projeto telefônico é feito em função do número de pontos acumulados na seção.



Observação: Além do critério exibido acima a seção do conduto deverá ser maior ou igual que a mínima configurada, que por padrão é 3/4" para condutos circulares. Para alterar este valor recomendamos a leitura do artigo Configurando a seção mínima dos condutos.

A quantidade de pontos acumulados em um conduto é definida pela quantidade de pares de fiação que passam em seu interior.


Exemplo de especificação da seção do conduto

A definição do diâmetro mínimo para um conduto telefônico consiste em determinar a quantidade de pares de fiação em seu interior e procurar, na tabela da TELEBRÁS, qual é o diâmetro cujo número máximo de pontos acumulados seja igual ou superior ao existente.

Para demonstrar a especificação da seção de um conduto vejamos o exemplo abaixo onde existem 30 pares passando pelo eletroduto. Analisando a tabela da TELEBRÁS vemos que para este valor será necessário uma seção mínima de 1 1/4".

Observação: Quando a seção recomendada não existir no grupo utilizado, o programa irá sugerir a primeira peça disponível cuja seção seja maior que este valor.



Estes são os critérios considerados no dimensionamento dos condutos de um projeto telefônico, que influenciarão na peça que o programa irá sugerir como mais adequada em seu projeto.