Lajes

Barras detalhadas para fora da laje

Lajes em balanço dependem de uma continuidade para se manterem estáveis. Por conta disto, as armaduras negativas poderão ter seu comprimento multiplicado para garantir uma maior rigidez ao conjunto. Este multiplicador pode ser encontrado em Estrutura - Configurações - Projeto -  Detalhamento - Lajes, item Ancoragem da laje em balanço.

Para aplicar esta configuração, o AltoQi Eberick identifica automaticamente as lajes que se encontram em balanço, aplicando o multiplicador para as suas respectivas continuidades. Toda laje que possui pelo menos um bordo livre é inicialmente considerada pelo programa como uma laje em balanço. Sendo a laje considerada um balanço e havendo uma continuidade indicada, o programa irá detalhar uma armadura negativa conforme esta configuração. 

Por vezes, em lançamentos menos triviais, é possível que uma laje seja considerada como em balanço pelo programa sem o ser. Nestes casos, o multiplicador pode aumentar a armadura da continuidade de modo que o seu comprimento se torne maior que a laje adjacente. Assim, essas barras acabam sendo detalhadas para fora da laje, como mostrado na figura abaixo:

A laje L3 possui dois bordos livres, mas não é uma laje em balanço pois o apoio paralelo à viga na qual  existe a continuidade é uma viga e não um bordo livre. Desta maneira, você deve verificar se a laje possui o bordo livre na direção no qual foi informado uma continuidade ou não, ficando a seu critério desconsiderar o critério de laje em balanço.

Caso opte por desconsiderá-lo, acesse a planilha de dimensionamento das lajes, aba Positivo e desabilite a linha da coluna Balanço referente à laje em questão. 

Fazendo isto, a laje deixa de ser considerada como balanço, de modo que o detalhamento é realizado sem o multiplicador nas armaduras, como mostrado abaixo: