Pontos de telecomunicação

Indicação - Ponto com comprimento máximo excedido

O módulo Builder emite alertas em forma de triângulos amarelos e vermelhos no projeto a fim de atrair a atenção do usuário para o ponto onde está sendo exibido o triângulo. 

Para verificar qual a mensagem que esse triângulo traz, segure o mouse sobre o triângulo e a mensagem será exibida. 

Quando essa mensagem é Ponto com comprimento máximo excedido, significa que o ponto onde está sendo apresentada essa mensagem está a uma distância maior que o limite do seu quadro superior.


Em um circuito terminal é verificado o comprimento do cabo que interliga o Equipamento instalado no Quadro até o seu ponto associado em planta. Este comprimento não deve ser maior que 90 m, independente do tipo físico do cabo.

Nos circuitos de alimentação são verificados o comprimento dos cabos que interligam os Equipamentos entre quadros. O comprimento máximo do cabo dependerá do seu tipo físico e do tipo do quadro analisado, conforme indicado na tabela abaixo.



Observação: Os quadros dos tipos Distribuidor de campus (CD) e Distribuidor de edifício (BD) são considerados quadros gerais e os quadros dos tipos Distribuidor de piso (FD), Distribuidor principal (MD) e Distribuidor de zona (ZD) são considerados quadros de distribuição.

A seguir é apresentado um exemplo de associação de quadros onde informamos qual trecho da tabela será considerado para a verificação do comprimento máximo permitido.


Observação: Mesmo não estando na tabela o caso específico de ligação entre dois quadros gerais, por exemplo: um quadro superior do tipo Distribuidor de campus (CD) e um quadro subordinado do tipo Distribuidor de edifício (BD), deve-se tratar como uma Ligação do tipo Trecho B, onde geralmente possui ligações com outros quadros subordinados.

Sendo assim, para que esta mensagem seja corrigida, deve-se verificar a melhor forma de diminuir a distância entre os pontos analisados.

Se não for possível realocar os pontos ou os quadros uma opção é lançar outro quadro distribuidor para associar os pontos mais distantes a este quadro.

Observação: O lançamento de um ponto de consolidação não altera o comprimento do cabo.

Observação: Após realizar qualquer modificação para corrigir essa mensagem deve-se Processar novamente o projeto para verificar se a situação foi solucionada.

Assim, verificamos como solucionar a  indicação de ponto com comprimento máximo excedido .