Empreendimento

Conhecendo os ambientes de um Empreendimento

Um empreendimento no AltoQi Visus Collab centraliza uma série de ambientes que permite aos seus usuários gerenciar tudo o que envolve aquela obra, por exemplo, suas disciplinas, apontamentos, arquivos, colaboradores vinculados, entre outros...

Neste artigo, vamos apresentar estes ambientes, de modo que você possa encontra-los e consequentemente se familiarizar com as ações que podemos realizar. 

Ao acessar a sua conta, você será direcionado a página inicial do AltoQi Visus Collab, nesta página são apresentadas além das funções gerais da plataforma, uma lista com os empreendimentos da conta. Para mais detalhes, sugerimos a leitura do artigo: Conhecendo a interface do AltoQi Visus Collab

Para acessar as informações de um empreendimento, basta efetuar um duplo clique sobre o mesmo. Assim será aberto o ambiente do Empreendimento, conforme a imagem a seguir:


Na coluna à esquerda, temos a lista com as guias de um empreendimento. Cada guia irá direcionar o usuário para o ambiente que reúne as informações daquele módulo, exibidas ao centro da tela. Portanto, o usuário se guiara dentro do empreendimento através desta lista de guias. A seguir vamos demonstrar cada uma delas. 

Início

Acessando esta guia, você terá a sua disposição as informações do Empreendimento. Aqui podemos:

  • Escolher uma imagem para ilustrar o empreendimento;
  • Conferir alguns dados do empreendimento (cliente, Máscara, datas, descrição...)
  • Editar a máscara de nomenclatura definida;
  • Editar as informações do empreendimento;
  • Visualizar os modelos 3D existentes no empreendimento (Gera a visualização federada de todos os modelos ativos do empreendimento);
  • Acessar a pasta do empreendimento. (Direciona o usuário para a pasta de arquivos do empreendimento).


 

Disciplinas do Empreendimento

O AltoQi Visus Collab possui uma estrutura de pastas baseada em disciplinas de uma obra. Ao criar um novo empreendimento, estas disciplinas são criadas automaticamente dentro do empreendimento. Será através delas que o gestor irá gerenciar os arquivos do empreendimento.

Neste ambiente o usuário poderá realizar diversas ações, tais como criar uma estrutura de pastas, inserir os arquivos, entre outras. 
Por default o programa gera o empreendimento com uma lista com diversas disciplinas. Porém, o gestor poderá definir quais as disciplinas serão utilizadas.


Colaboradores Vinculados

Para colaborar com o empreendimento, o gestor pode convidar os agentes que irão atuar no empreendimento através do cadastro de contas colaboradoras. As contas colaboradoras receberão um acesso a uma conta semelhante à conta principal. Contudo, estas contas serão subordinadas a conta principal é somente terão acesso aos ambientes onde o gestor conceder, bem como poderão realizar ações de acordo com as permissões concedidas pelo gestor da conta principal. 

Acessando este ambiente, podemos gerir os colaboradores que possuem acesso por disciplina do empreendimento e também suas funções. 


Modelos 3D

Os arquivos 3D inseridos no empreendimento poderão ser visualizados nesta guia. Aqui a lista de modelos mostrará todos os arquivos existentes no empreendimento independente da pasta que foi inserido. 

Este ambiente é dividido em duas abas. A primeira aba apresenta os modelos ativos, enquanto a segunda aba apresenta todos os modelos (ativos de desativados)

Selecionando um modelo da lista podemos:

  • Visualizar modelos individualmente, ou federados.
  • Desativar, ou Ativar a depender da aba que você estiver utilizando e do status do arquivo. 

Optando por visualizar, será aberto o modelo em uma página do visualizador 3D do software. Já a opção desativar, manterá o modelo desativado. Os modelos desativados ficam listados na aba: Todos os modelos e podem ser restivados se necessário. 

Estas ações podem ser realizadas individualmente, selecionando apenas um modelo, ou federada selecionando mais de um arquivo. Para selecionar múltiplos modelos utilizamos a tecla Ctrl.  

O comando visualizar 3D irá abrir uma visualização de todos os modelos ativos do empreendimento. Este recurso é importante para gerar uma visualização completa dos arquivos sem a necessidade de selecionar um a um. 


Colisões

Neste ambiente o gestor irá gerenciar as funcionalidades deste módulo, ou seja, as regras de verificação de colisões serão criadas e listadas nesta página. Para conhecer este recurso com mais detalhes e como podemos criar estas regras bem como rodar a verificação, temos o artigo para auxiliar nesse fluxo: Conheça o recurso Colisões do AltoQi Visus Collab.


Apontamentos

Os apontamentos de um empreendimento nada mais são que notas BCF que auxiliam na comunicação colaborativa dos agentes envolvidos nos projetos. Todos os apontamentos ficam listados neste ambiente e por aqui os usuários poderão criar e acompanhar o andamento de cada uma delas. Para conhecer a possibilidades deste módulo, recomendamos a leitura do artigo Gerenciando os apontamentos em obras do AltoQi Visus Collab.


Comentários do Empreendimento

Ainda para enriquecer a comunicação entre os agentes envolvidos em um empreendimento, podemos utilizar esta função de criar comentários no Empreendimento. Para isso, basta criar os comentários através desta guia. Os comentários ficarão listados aqui e podem ser editados ou excluídos.


Comentários em Arquivos

Diferentemente do item anterior, esta guia concentra os comentários deixados em arquivos do empreendimento, com o objetivo de oferecer um ambiente centralizado, onde os gestores poderão acompanhar todos os comentários nos diversos arquivos de forma facilitada.  


Arquivos recentes

Em arquivos recentes, o software apresenta a lista dos arquivos inseridos recentemente no empreendimento com informações de data e hora da inclusão. 


Histórico do empreendimento

Através deste ambiente podemos verificar o histórico de ações realizadas neste empreendimento. Desde inclusões de arquivos, comentários, regras e etc...


Atividade do empreendimento

O módulo atividades do AltoQi Visus Collab, permite que sejam designadas atividades específicas para os membros da equipe de trabalho, bem como, acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas. O objetivo desta função, é fornecer ao gestor de projetos uma ferramenta onde possa conhecer discriminadamente o progresso da execução de um projeto, de modo a controlar e planejar o desdobramento dos serviços por ele administrados. 

Em linhas gerais, as atividades representam uma forma de planejamento da execução de uma projeto, podendo estabelecer metas e prazos, atribuindo: datas, checklist, status, responsável, entre outras funções. A medida com que estas vão sendo executadas, é possível obter um parâmetro do andamento dos serviços. As funcionalidades deste módulo podem ser acessados nesta guia. Para conhecer as ações pertinentes a este recurso, recomendamos a leitura do artigo Módulo atividades: Criando um Checklist


 

Status do Empreendimento

No status da obra podemos ter um parâmetro do andamento da obra, baseado na execução das atividades, criadas para gerenciar as tarefas dos agentes envolvidos em um projeto. 

O AltoQi Visus Collab faz uma relação da quantidade total de atividades de uma obra, com a quantidade de atividades em cada status, gerando um gráfico, onde é possível visualizar o progresso da obra  com base no status das atividades, nesta guia. Para mais detalhes, recomendamos a leitura do artigo Módulo atividades: Status da obra.