A estação elevatória de esgoto num projeto sanitário possui a função de levar os efluentes de aparelhos sanitários e de dispositivos instalados em nível inferior ao do logradouro até uma caixa de inspeção, em nível superior, por meio de bombas para tornar novamente viável a ligação da rede por gravidade ao coletor ou ao sistema de tratamento de esgoto.
Esta solução é aplicada principalmente quando o nível do terreno encontra-se rebaixado em relação ao nível da rua, o que pode inviabilizar o escoamento por gravidade até a rede coletora de esgoto ou quando a edificação possui contribuições em pavimentos no subsolo e precisam ser recalcadas até um ponto onde o escoamento possa ser continuado por gravidade.
O AltoQi Builder permite realizar o lançamento das estações elevatórias no projeto sanitário e dimensionar seus dispositivos assumindo critérios de projeto recomendados pelas NBR 8160/1999 e NBR 12208/2020.
Observação: Os recursos de estações elevatórias estão disponíveis a partir da atualização 2023-08 do AltoQi Builder para clientes da modalidade Assinatura.
Neste artigo será abordado como o programa dimensiona as caixas coletoras do sistema elevatório.
Dimensionamento de caixas coletoras no projeto sanitário
A caixa coletora é o dispositivo da estação elevatória que reúne as contribuições de esgoto ou águas pluviais que chegam em nível inferior ao logradouro e aonde as bombas ficam alojadas para recalcar até uma caixa de inspeção, ramal diretamente ligado ao coletor predial ou ao sistema de tratamento de esgoto (NBR 8160, 1999).
O dimensionamento da caixa coletora é realizado a partir da determinação de dois volumes:
- Volume útil mínimo: volume determinado a partir do intervalo de partida das bombas;
- Volume útil máximo: volume determinado a partir do tempo máximo do esgoto na caixa coletora.
Estas informações são apresentadas nas propriedades da caixa coletora, conforme exemplo da imagem abaixo, e para o seu correto dimensionamento, o lançamento deve ser feito de acordo com as instruções do artigo Como lançar uma estação elevatória de esgoto no AltoQi Builder.
Observação: Os critérios de dimensionamento seguem as premissas para o recalque de esgoto, entretanto, os mesmos critérios são utilizados para o recalque de águas pluviais.
Vazão afluente e vazão de recalque
Os volumes são calculados a partir da vazão afluente (q) e vazão de recalque (Qrecalque) que chegam na caixa coletora. Essas vazões são determinadas conforme apresenta o artigo Vazão de recalque de estações elevatórias no projeto sanitário.
Volume útil mínimo
O volume útil mínimo é determinado conforme a equação abaixo, que vem do item 5.1.6.7 da NBR 8160:
Onde,
- Vu min: Volume útil mínimo (m³);
- Qrecalque: vazão de recalque (m³/min), determinada a partir da vazão afluente;
- t: intervalo de tempo entre partidas do motor da bomba (min).
Intervalo de tempo entre partidas do motor da bomba (t)
Segundo a NBR 8160, "recomenda-se que o intervalo entre duas partidas consecutivas do motor não seja inferior a 10 min, no sentido de se preservar os equipamentos eletromecânicos
de frequentes esforços de partida".
É possível definir o intervalos acessando:
- Menu Arquivo > Configurações;
- Na aba Sanitário, selecione a opção Recalque, no grupo Dimensionamento;
- Na seção Recalque, observe o valor do Intervalo entre partidas da bomba (min) e se desejar, altere-o.
Observação: Por default do programa, o valor é 10 min, seguindo a recomendação mínima da NBR 8160.
Volume útil máximo
O volume útil máximo é determinado conforme a equação abaixo, que vem do item 5.1.6.10 e 5.1.6.11 da NBR 8160:
Onde,
- Vu max: Volume útil máximo (m³);
- 30: tempo de detenção máximo do esgoto na caixa coletora (min), de acordo com a NBR 8160;
- q: vazão afluente da caixa coletora (m³/min);
- Vb: volume ocupado pelas bombas dentro da caixa coletora (m³);
Volume das bombas (Vb)
O volume das bombas é determinado de acordo com as informações disponíveis no cadastro das bombas lançadas dentro da caixa coletora.
Observação: Se a posição X, Y e Z da bomba estiver fora do volume da caixa coletora, o volume da caixa não será contabilizado. Portanto, para que o volume seja considerado corretamente, as bombas devem ser lançadas dentro da caixa, conforme apresenta o artigo Como lançar uma estação elevatória de esgoto no AltoQi Builder.
A escolha da caixa coletora pode ser feita adotando um modelo que tenha o volume entre os volumes mínimo e máximo calculados.
Para conferir estas informações basta acessar o Cadastro de peças e acessar a bomba lançada no projeto, conforme apresentado abaixo:
O volume é calculado a partir da seguinte equação:
- Vb: Volume da bomba (m³);
- D: diâmetro da bomba (m);
- C: comprimento da bomba (m).
Escolha do volume da caixa coletora
Para adotar uma peça para a caixa coletora, o volume da peça deve estar entre os volumes úteis mínimo e máximo calculados pelo programa.
Com este artigo, foi possível conferir os critérios de dimensionamento das caixas coletoras de estações elevatórias no AltoQi Builder.