Pontos em geral

Exemplo: Lançamento de pontos elétricos em modo ortogonal utilizando como referência uma parede inclinada

Ao realizarmos um projeto de instalações elétricas e/ou de cabeamento devemos determinar se o lançamento da instalação será embutida ou aparente.
 
Observação: Para mais informações recomendamos a leitura do artigo Como realizar lançamento de instalação embutida e aparente

Para posicionarmos os pontos elétricos na parede normalmente utilizamos a ferramenta de captura Ponto Paralelo. A utilização desta ferramenta é especialmente recomendada pois ela permite obter pontos sobre uma paralela imaginária de uma linha selecionada, a uma distância definida.

Quando esta ferramenta de captura estiver habilitada o programa solicitará a informação da distância a qual o elemento será inserido da linha, a seleção da linha referência e a seleção da direção em que a distância será contabilizada.

ObservaçãoPara mais informações recomendamos a leitura do artigo Utilizando as ferramentas de captura

Quando a arquitetura possuir linhas inclinadas será mais difícil definir a direção em que a distância será contabilizada e o ponto diretor de posicionamento do ponto elétrico pois o esquadro padrão utiliza o ângulo de 90º, desta forma, se a ferramenta Ortogonal estiver habilitada, os movimentos e operações de desenho com o cursor do mouse serão restritos apenas para direções múltiplas de 45º nos sentidos horizontal e vertical.

Portanto, quando deseja-se limitar a conduta da ortogonalidade à direções distintas da horizontal, em relação a uma linha de referência utilizada pelo usuário, é possível definir outro ângulo para o traçado em modo ortogonal, ou seja, definir outro esquadro.

Portanto, para realizar o lançamento de pontos elétricos utilizando como referência uma parede inclinada:

  • Acesse a guia Desenhos, grupo Ferramentascomando Definir esquadro;

Observação: Utilizando este comando é possível rotacionar o eixo X,Y utilizado pelo programa de acordo com a inclinação da sua arquitetura, facilitando o lançamento dos ponto na parede. Desta forma será possível ativar o modo Ortogonal.
  • Em seguida, a barra de comandos solicitará "Referência ou ângulo X". Logo, selecione o elemento de referência, ou digite o valor numérico do ângulo, para alteração do esquadro;
Observação: Para que um elemento da arquitetura sirva como referência para definição do esquadro, é necessário que ele seja uma linha. Se o desenho for um bloco ou um grupo, ele não será utilizado como referência. Sendo assim, primeiramente será necessário seguir os procedimentos indicados no artigo Como explodir blocos no AltoQi Builder? no desenho arquitetônico.
  • Perceba que o ângulo do cursor do mouse será alterado;

Observação: Para mais informações acesse o artigo Alteração do esquadro de traçado em modo ortogonal
  • Acesse a guia Lançamento e no grupo Rede defina a posição desejada;
  • Ainda na guia Lançamento ative o comando do elemento que deseja lançar (ponto, conjunto, quadro, conduto, etc);
  • Habilite a ferramenta de captura Ponto paralelo;

  • O programa solicitará a Distância. Informe a distância a qual o elemento será inserido da linha;
  • Pressione Enter;
  • O programa solicitará a Linha de referência. Informe a linha da parede que será a linha de referência;
  • O programa solicitará a Direção. Informe a direção em que a distância será contabilizada (para dentro da parede será uma instalação embutida e para fora da parede será uma instalação aparente);
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;
  • Determine o ponto diretor;
  • Pressione Esc para encerrar o lançamento.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível lançar pontos elétricos em modo ortogonal utilizando como referência uma parede inclinada.