Atividades

Módulo atividades: Criando uma atividade

O módulo atividades do AltoQi Visus Collab, permite que sejam designadas atividades específicas para os membros da equipe de trabalho, bem como, acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas. O objetivo desta função, é fornecer ao gestor de projetos uma ferramenta onde possa conhecer discriminadamente o progresso da execução de um projeto, de modo a controlar e planejar o desdobramento dos serviços por ele administrados. 

Em linhas gerais, as atividades representam uma forma de planejamento da execução de uma projeto, podendo estabelecer metas e prazos, atribuindo: datas, checklist, status, responsável, entre outras funções. A medida com que estas vão sendo executadas, é possível obter um parâmetro do andamento dos serviços. O seguinte artigo foi desenvolvido para auxiliar o usuário a gerenciar as atividades de uma obra no Visus Collab.

  • Módulo atividades: Criando um Checklist
  • Módulo Atividades: Criando uma lista de tarefas
  • Módulo atividades: Criando uma atividade
  • Módulo atividades: Atualizar atividade
  • Módulo atividades: Status da obra

Para criar uma atividade em um empreendimento dentro do Collab acompanhe os passos a seguir: 

  • Acesse o ambiente da obra;
  • No menu lateral, acesse "Atividades do empreendimento";
  • Clique no comando Nova Atividade (botão )

Você será direcionado para a janela de criação de uma atividade. Conforme apresentado na imagem a seguir:

Nesta janela defina:

Título da Atividade: defina o título de identificação da atividade que deseja criar. Este deverá ser único para cada atividade da obra, ou seja, não é permitido criar mais de uma atividade com o mesmo título na mesma obra.

Responsável: neste campo podemos definir qual colaborador será designado para executar a atividade. Lembrando que para atribuir esta atividade a um colaborador, este precisa necessariamente estar vinculado a um grupo de colaboração com permissões concedidas ao módulo atividades, e possuir acesso à obra. Para mais informações de como conceder acesso á obra para um colaborador, sugiro a leitura do artigo: Gerenciando acessos e permissões do colaborador.

Predecessoras: este campo permite ao gestor definir quais atividades da obra precisam necessariamente estar concluídas para que a atividade em questão possa ser iniciada. Você pode adicionar uma, ou mais atividades.

Datas de início e termino: aqui podemos estipular uma data para iniciar e finalizar a atividade, com isso, é possível planejar o tempo de execução da mesma, e consequentemente do projeto como um todo.

Observações: caso seja necessário, você pode utilizar este campo para adicionar informações e orientações sobre a atividade, como quais os resultados esperados, por exemplo.

Checklist: neste campo, selecione o checklist que foi criado conforme as orientações do primeiro artigo desta série, para a atividade em questão.

Caso o checklist não tenha sido criado antecipadamente, podemos fazer isso nesta janela, clicando na opção Novo Checklist e seguindo as mesmas orientações citadas anteriormente.

Aqui também é possível editar um checklist existente, clicando na opção Editar Checklist após selecionado, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Responsável pelo Checklist: em responsável podemos delegar esta função a um colaborador, sendo válida as mesmas condições do responsável pela atividade. Precisando estar vinculado a um grupo de colaboração com permissões concedidas ao módulo atividades, e possuir acesso à obra.

Para concluir clique em salvar.

Finalizada a criação a atividade, esta ficará disponível no ambiente da obra, e também poderá ser acessada pelo módulo atividades no menu principal da conta.

Lista de tarefas: neste campo, selecione a lista de tarefas que foi criado conforme as orientações do segundo artigo desta série, para a atividade em questão.

Caso a lista não tenha sido criado antecipadamente, podemos fazer isso nesta janela, clicando na opção Nova Lista de tarefas e seguindo as mesmas orientações citadas anteriormente.

Aqui também é possível editar uma lista existente, clicando na opção Editar lista de tarefa após selecionado, conforme ilustrado na imagem a seguir:

Aprovador: esta função será atribuída ao colaborador responsável por aprovar os lembretes estipulados na lista definida. 

Após preencher todos os campos importantes, confirme a criação da atividade clicando em salvar.