Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)
  1. AltoQi Suporte
  2. Instalação e atualização dos programas
  3. Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)

Atualização da licença da Proteção por Software (RMS) para licenças em rede

Para atender necessidades de uso de licenças múltiplas para órgãos públicos, a AltoQi disponibiliza um modelo de licença para uso coletivo, para ser instalado em rede. 

Por vezes, é necessário atualizar a licença que está vinculada ao computador em que a chave de ativação (EID) foi ativa. É preciso considerar a atualização da proteção por software (RMS) nas seguintes situações:

  • Aquisição de uma nova aplicação do programa;
  • Aquisição de novas versões do programa;
  • Aquisição de novos módulos. 

Além do mais, alguns cuidados são necessários ao considerar a atualização da proteção por software (RMS):

  • É necessário ter privilégios de administrador no usuário em utilização do sistema operacional do computador;
  • O computador deve estar conectado à internet e possuir liberações para comunicação com servidores externos;
  • A atualização deve ser considerada para o programa desejado. Por exemplo, para atualizar o programa Eberick, deve-se considerar o processo para esse programa. E para atualizar o programa QiBuilder, deve-se considerar o processo para esse outro programa.

Para realizar a atualização da proteção por software (RMS), basta acompanhar os passos indicados a seguir.

Observação: A atualização de uma licença de rede no servidor funciona de forma semelhante às demais licenças, porém, o arquivo de licença está salvo na pasta Servidor de Rede AltoQi RMS.
  • Acesse a pasta em que o Servidor de Rede AltoQi foi instalado, geralmente localizado em C:\Program Files\AltoQi\Servidor de rede AltoQi RMS;
  • Execute o arquivo LicenseUpdate (em alguns casos o nome exibido é LicenseUpdate.exe), conforme indicado na figura abaixo;
  • Como a licença de rede pode conter dois produtos, quando encontrar uma atualização, o aplicativo apresenta os dois produtos encontrados, mesmo que apenas um possua atualização. Se a licença possuir um produto apenas, apresenta somente o produto encontrado, Eberick ou QiBuilder;
  • O aplicativo de atualização consiste em revogar e ativar as licenças com as alterações encontradas. Portanto, quando possuir dois produtos, esse processo é feito para cada um deles. Clicando em Avançar, apresenta:
  • Para utilizar o programa, basta inicializá-lo pelo atalho na área de trabalho do computador.
O aplicativo LicenseUpdate reinicia o serviço do Sentinel RMS License Manager. Neste caso, se a licença for atualizada com um produto em aberto, seu uso é zerado e o programa aberto apresentará erro de conexão.
A partir das informações apresentadas neste artigo, será possível considerar a atualização da proteção por software (RMS) para o programa adquirido.