Colaboradores

Gerenciando acessos e permissões do colaborador

O AltoQi Visus Collab pode ser definido como sendo um ambiente comum de dados, onde é possível armazenar e, compartilhar arquivos com diversos profissionais, de modo a proporcionar um fluxo de trabalho colaborativo e entre as equipes envolvidas em uma obra. Para garantir esta integração, o administrador de uma conta principal pode criar e vincular outras contas com perfis de colaboradores.

Os colaboradores podem ser desde projetistas ou visitantes de acordo com a função que esta pessoa assumirá dentro da obra. Estas definições e permissões, serão atribuídas para cada colaborador individualmente pelo gerenciador da conta. O seguinte artigo tem como objetivo orientar o usuário na criação e gerenciamento destes colaboradores.

  • Como criar um grupo de colaboração?
  • Criando um colaborador no AltoQi Cloud
  • Gerenciando acessos e permissões do colaborador
  • Editando o perfil do colaborador

Gerenciando colaboradores

Após concluir a criação de um colaborador, pode ser necessário realizar algumas formatações no seu perfil, por exemplo, vincular novos grupos de colaboração, e conceder, ou revogar acessos em obras. Estas e outras ações, poderão ser feitas acessando o ambiente do colaborador. Para isso:

  • Acesse o módulo Colaboradores;
  • Acesse o ambiente do colaborador com um duplo clique sobre o mesmo;

Este ambiente está organizado em guias. A interface do ambiente do colaborador, será apresentada na guia Início como na imagem abaixo.



Guia Grupos de colaboração vinculados

Para vincular outro grupo de colaboração, acesse o ambiente, Grupo de Colaboradores Vinculados. Nesta janela, serão apresentados todos os grupos já vinculados ao colaborador. Clique em Vincular, (botão mceclip2.png  ) e escolha um grupo para ser vinculado ao colaborador, ilustrado na imagem abaixo.


Para desvincular, basta clicar no comando Desvincular do grupo de colaboração desejado. Com isso, o colaborador não terá mais acesso às permissões definidas por este grupo.



Guia Acessos concedidos

Para conceder acessos ás obras e suas disciplinas a um colaborador, acesse o ambiente do colaborador, e clique no comando, Acessos concedidos, nesta janela serão apresentadas as obras e disciplinas a qual o colaborador já possui acesso. Para conceder acesso a outras obras clique em, Conceder acessos. conforme indicado na imagem a seguir.


  • Na janela aberta, clique na caixa de pesquisa para buscar pela obra em questão;
  • Dê um duplo clique na pasta Obras;
  • Localize a obra que deseja conceder acesso, e selecione um papel (grupo de colaboração) que o colaborador irá assumir na obra. Lembrando que apenas os grupos vinculados ao colaborador estarão disponíveis aqui.

  •  Em seguida dê um duplo clique sobre a obra desejada;
  • Serão apresentadas as disciplinas da obra;
  • Em Selecione um papel, escolha qual grupo de colaboração o colaborador irá assumir em cada disciplina (Não é obrigatório conceder acesso para todas as disciplinas);
  • Clique em Salvar para finalizar.

Abaixo apresentamos este ambiente.


Caso deseje, você pode revogar o acesso deste colaborador a uma, ou mais disciplina da obra, bem como, alterar o papel assumido nesta disciplina. Para isso, basta acessar o ambiente, acessos concedidos e manipular os comandos de Revogar acesso, ou substituir o grupo de colaboração selecionado para cada disciplina da obra. Como demonstramos na imagem a seguir.


 Se for mais conveniente, o AltoQi Visus Collab possui ainda um comando para revogar todos os acessos deste colaborados, clicando no botão Revogar Tudo.


Guia Permissões concedidas

Nesta guia podemos conferir as ações que o colaborador poderá realizar em função dos grupos de colaboração a ele vinculados. 


 

Guia Comentários

Esta guia ira apresentar os comentários realizado por este colaborador.